Projeto cultural leva apresentações teatrais ao bairro de Stella Maris de 18 a 28 de março

Teatro Lizete Ribeiro será palco das sete peças que serão transmitidas ao vivo pelo youtube

A descentralização de eventos teatrais é o ponto de partida para a realização da I Mostra de Teatro Solo Stella Maris Convida. Com transmissão ao vivo e online dos espetáculos, entre os dias 18 e 28 de março, às 19h, a iniciativa busca fomentar o teatro, além de difundir e inserir no circuito cultural da cidade, o Teatro Lizete Ribeiro, espaço de amplas instalações localizado no bairro de Stella Maris, que abrigará essa primeira mostra.

Ao todo, sete apresentações solo vão compor a programação da Mostra, que também terá lives-entrevistas com os atores de cada solo, sempre às 19h. Além de reforçar essa área de Salvador a partir da produção teatral, a iniciativa visa valorizar artistas baianos. “Com esse projeto levaremos um pouco do que temos a oferecer do mundo teatral, dando uma maior visibilidade ao bairro de Stella Maris e outros do entorno, como as Praias do Flamengo e Ipitanga. Esperamos que o público consiga valorizar esses ‘produtos locais’, que são os nossos talentos que estarão em cena”, comenta a coordenadora da I Mostra de Teatro Solo Stella Maris Convida, Tereza Machado.

As apresentações serão transmitidas pelo canal da Mostra no youtube. Na abertura, o público vai conferir a exibição da peça Sobejo. O solo retrata a biografia fictícia da personagem Georgina Serrat, uma dona de casa que depositou a fé sobre sua felicidade no casamento e tem seus sonhos frustrados pelas agressões de um marido violento. Em um misto de flashbacks e depoimentos, uma mulher enclausurada em suas memórias, detalha um cotidiano cruel e desenrola uma teia que desemboca num final surpreendente.

Além dos espetáculos, o espectador poderá bater um papo com os atores sobre temas, concepções, montagens, direção, entre outros assuntos. As lives-papos ocorrem pelo Instagram (@mostrastellamarisconvida) e iniciam também com a atriz e mediadora cultural Eddy Veríssimo, no dia 02 de março. Em seguida, os artistas Luiz Buranga (14/03), Indaiá Oliveira (15/03), Leno Sacramento (16/03), Antônio Fábio (17/03), Israel Barreto (23/03) e Guto Veloso (24/03).

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.