A deputada estadual Maria del Carmen quer garantir que os passageiros do sistema ferry-boat tenham acesso ao tempo de espera para o embarque. Um projeto de lei (nº 23.737/2020) apresentado por ela na terça, 4, com este objetivo, obriga a concessionária que realiza o transporte hidroviário nos terminais São Joaquim e Bom Despacho a divulgar o tempo estimado no site da empresa e na fila de espera fora do pátio – neste último, somente no caso de grande fluxo de pessoas no terminal.
De acordo com a deputada, o ferry-boat é um meio de transporte utilizado diariamente por muitas pessoas que têm uma rotina dividida entre Salvador e Itaparica. Além disso, nos períodos de feriados prolongados e férias, esse número aumenta consideravelmente, provocando muitas filas e grande tempo de espera.
“Essa divulgação do tempo de espera vai ajudar os usuários do serviço a saber se é ou não um bom momento para embarcar, organizando melhor seus horários sem filas inesperadas ou podendo optar também pela BR-324”, explica Maria del Carmen. A concessionária deverá atualizar a previsão a cada hora.
Atualmente, o serviço de transporte hidroviário conta com sete embarcações, mas nem todas podem operar simultaneamente. O projeto de lei segue agora para aprovação nas comissões.