Projeto de Paulo Magalhães Jr inclui pacientes com câncer na lista de prioridade da vacina

Indicação também inclui em grupo prioritário profissionais que dão manutenção em máquinas de diagnóstico

O líder do governo na Câmara Municipal de Salvador, vereador Paulo Magalhães Jr (DEM), apresentou um projeto de indicação ao prefeito Bruno Reis solicitando a inclusão dos pacientes com câncer e profissionais que dão manutenções em máquinas de diagnósticos e tratamento, no cronograma prioritário de vacina contra Covid-19.

A sugestão indica que as pessoas portadoras de neoplasia maligna, e  trabalhadores técnicos e engenheiros que fazem  manutenção de máquinas de ressonâncias magnéticas, tomógrafos e aceleradores lineares, sejam priorizados no recebimento da imunização. 

O edil justifica o risco imunológico dos pacientes com câncer e  argumenta sobre a exposição dos profissionais que atuam na manutenção das máquinas. ” Essas pessoas também precisam ter prioridade na imunização. A vacina é muito importante para garantir a vida dos portadores de neoplasia maligna, assim como dos profissionais que estão expostos no dia a dia, manuseando máquinas hospitalares,” argumentou.

Segundo a sociedade brasileira de mastologia, a pandemia do novo coronavírus reduziu em 75% os atendimentos a pacientes com câncer de mama no Brasil no primeiro período de pico, entre os meses de março e abril do ano passado, em comparação ao mesmo bimestre de 2019. “Esses pacientes têm de ser convocados para vacinação, com urgência. Uma pessoa que faz quimioterapia e contrai o vírus, tem o tratamento prejudicado. Eles precisam ter um deslocamento assíduo para unidades hospitalares, e isso gera um risco alto, já que muitos possuem um sistema imunológico deficiente”, disse Magalhães.