Com o objetivo de tornar a Aldeia Hippie, localizada em Arembepe, um local ainda mais atraente, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), apresentou na manhã desta terça-feira (14/3), para alguns moradores da comunidade, o projeto Reflora Camaçari. O projeto desenvolve diversas ações para garantir que espaços ambientais, com contextos culturais e históricos, sejam preservados e levados aos quatro cantos do município.
A titular da Sedur, Andréa Montenegro, destacou a importância da participação da população. “Primeiramente eu queria deixar claro, que o que vamos fazer aqui na Aldeia, não é obra estruturante, e sim uma revitalização, visando prioritariamente preservar a natureza. Para isso, precisamos do apoio de todos. Eu digo sempre que o Reflora vem dando certo, por conta desta junção, entre o poder público, comunidade e empresários”, explicou.
Durante o encontro, o coordenador de Licenciamento Ambiental (CLA), João Leal, explanou sobre a proposta do projeto. “Viemos aqui com alguns de vocês, pedindo a colaboração para desenvolver este projeto. Então, o que nós vamos fazer aqui são intervenções sugeridas por quem habita neste lugar. Vamos moldar o estacionamento na entrada, cercando com piquete e corda branca. Também vamos melhorar o pórtico que já existe e vamos por intertravados. Além disso, será feita uma passarela acessível para pessoas com mobilidade reduzida. O barracão cultural e o palco também serão melhorados com pintura e troca de piso. Mas a novidade, será o banheiro público rústico com sistema biodigestor”, explicou ao acrescentar que com o Reflora Camaçari, a Aldeia Hippie será contemplada com a melhora da cozinha comunitária e a instalação de uma academia ao ar livre e o parque infantil.
Também presente no encontro, a gestora da Secretaria do Turismo (Setur), Cristiane Bacelar, celebrou o ato. “Queria agradecer a secretária Andréa pela parceria. Parabenizar toda a equipe pelo programa Reflora Camaçari. Eu acho que é um projeto que vem modificando de uma certa maneira locais importantes. A chegada deste programa aqui, dá uma resposta aos moradores dessa região. Uma intervenção importantíssima, tenho certeza que ganha a Aldeia, ganha Arembepe e ganha Camaçari como um todo”, salientou.
Moradora da localidade há mais de 30 anos, Desirée Adriane, disse ser um momento marcante. “Estou muito confiante e acreditando neste projeto. Eu tenho certeza que o Universo vai conspirar para que esse projeto seja finalizado. Estou muito feliz em ter participado deste movimento, que marca um novo começo”, celebrou.
O presidente da Aldeia Hippie, Caiame Januário, falou da sua satisfação. “Eu sinceramente, estou muito feliz com o que presenciei aqui hoje, está tudo ótimo. Precisamos deixar as coisas acontecerem e acreditar nas pessoas que farão isso acontecer. Estaremos à disposição para ajudar no que for preciso, no intuito de ver a Aldeia Hippie revitalizada”, falou.
As ações de revitalização do Reflora Camaçari na Aldeia Hippie, em Arembepe, terão início até o final deste mês de março. O projeto é uma iniciativa da Sedur, que conta com a participação das secretarias dos Serviços Públicos (Sesp), da Infraestrutura (Seinfra), do Turismo (Setur), da Cultura (Secult), da Educação (Seduc) e da empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec).
Foto: Jean Victor