Vereadora propõe atenção especial às quadrilhas juninas
A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal de Salvador, vereadora Ireuda Silva (Republicanos), apresentou o Projeto de Indicação nº 498/2021. Direcionado ao prefeito Bruno Reis, o texto propõe a criação do Centro de Valorização da Cultura Nordestina. De acordo com a matéria, o objetivo é “contribuir para a valorização e divulgação da cultura, além de ser um espaço de acolhimento, treinamento e suporte as quadrilhas juninas”.
No texto, a vereadora destaca: “Considerando a importância do incentivo do poder público na promoção cultural, as atividades englobadas pelos festejos juninos fomentam a cultura, além de contribuir para o desenvolvimento socioemocional e educacional de jovens e adolescentes em toda Salvador”.
Ireuda também é autora de outros dois projetos relacionados ao tema. O PIN-499/2021 indica ao prefeito o “lançamento de editais culturais com o objetivo de desenvolver a cultura nordestina e em especial das quadrilhas juninas”. E o PIN-502/2021 sugere a “criação do concurso municipal de quadrilhas juninas”.
A vereadora Ireuda Silva diz: “Considerando que em nosso município ainda não existe um concurso municipal voltado para as quadrinhas juninas, se faz necessário que o poder público realize tal iniciativa com o intuito de incentivar a formação de novas agremiações, além de contribuir para o turismo local e a economia.