A Bahia, embora não seja diretamente afetada pela quarta onda de calor nacional prevista para maio, enfrentará um aumento significativo nas temperaturas na região oeste do estado, alerta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
No último sábado (27), o termômetro em Barra atingiu os 34°C, registrando a maior temperatura do dia no estado. Até o dia 2 de maio, espera-se que as temperaturas máximas alcancem os 37ºC. Em Barreiras, também na mesma região, os termômetros marcaram 33,1ºC no sábado, com previsão de atingir a mesma máxima de 37ºC.
A onda de calor é caracterizada pelo aumento de pelo menos 5ºC em relação à média da região, por no mínimo cinco dias consecutivos. Quando as temperaturas sobem entre 3ºC e 5ºC acima da média, ainda considera-se que estão acima do normal.
O meteorologista Glauco Freitas, do Inmet, identifica a formação dessa onda de calor em pleno outono. “É uma massa anticiclônica que persiste por vários dias, fazendo com que a atmosfera se aqueça e perca umidade. Para que isso ocorra, é necessário um bloqueio atmosférico no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, impedindo que sistemas frontais, responsáveis por trazer chuva e temperaturas mais baixas, avancem em direção ao centro do país”, explica.
As informação são do Metro 1