A segunda edição do Pedrão de Itaparica acontece nos dias 1º e 2 de julho e também comemora o bicentenário da Independência da Bahia
O segundo semestre de 2023 vai começar num fim de semana repleto de música na Ilha de Itaparica. Nos dias 1º e 2 de julho, a programação dos festejos de São Pedro, também chamado de Pedrão, conta com a presença de vários artistas como Bell Marques, Psirico, Filomena Bagaceira, Escandurras, Alex e Camargo e Thiago Brava.
Com expectativas para receber milhares de pessoas, o Pedrão de Itaparica surgiu como uma forma de atrair olhares para a ilha no pós São João, gerando emprego e renda através do turismo. Para além das belezas naturais, como a Fonte da Bica, a praia de Ponta de Areia, a Praia do Forte e o centro histórico, visitantes e moradores poderão também se divertir muito na festa que a prefeitura preparou.
No primeiro dia do Pedrão, 1º de julho (sábado), as atrações confirmadas são a dupla de arrocha Alex e Camargo, o “Rei do Carnaval”, Bell Marques, com o seu ritmo contagiante do axé, Psirico, um dos mais conceituados grupos baianos, e Thiago Braga, trazendo seu repertório de sertanejo universitário.
No segundo dia, 2 de julho (domingo), a festa continua com a banda de forró Filomena Bagaceira, e com Escandurras, compositor que emplacou o sucesso “Carol” no último período carnavalesco. Os shows começam às 20h e acontecem no Forte de São Lourenço, onde uma decoração caprichada e barracas de comidas típicas prometem criar a acolhedora atmosfera junina.
A iniciativa de homenagear São Pedro, o guardião das chaves do céu, tem tudo a ver com Itaparica, município conhecido e tão visitado pelas suas praias e pela beleza que se destaca em dias de sol. Não à toa, a festa “Pedrão de Itaparica” entra na sua segunda edição com ares de que veio para ficar.
A comemoração vai ser também uma oportunidade de celebrar o bicentenário da batalha da Independência do Brasil na Bahia, lembrando que população itaparicana fez história no Combate de Itaparica (07/01/1823), em que as forças brasileiras conseguiram expulsar as tropas portuguesas da ilha, consolidando assim o controle brasileiro sobre o território.
“É com imensa alegria e gratidão que nos unimos para homenagear a nossa rica trajetória e os valores que nos tornaram uma comunidade forte e resiliente. Neste bicentenário, renovamos nosso compromisso de trabalhar para o desenvolvimento da Ilha de Itaparica. E com alegria iremos realizar o Pedrão, uma festa muito aguardada pela população. Será um momento especial para festejar e celebrar as figuras importantes da Ilha de Itaparica”, anunciou o prefeito Zezinho Oliveira.
Durante o Pedrão, um stand irá arrecadar alimentos para a campanha Bahia sem Fome, programa de Combate à Fome do Governo do Estado da Bahia, que tem como principal meta promover a segurança alimentar e nutricional das pessoas em situação de vulnerabilidade social.
“Contamos com cada um de vocês para participar das festividades, espalhando alegria e compartilhando o amor por Itaparica. Juntos, construímos uma comunidade vibrante, que preserva suas tradições, mas também abraça a modernidade”, convida o prefeito Zezinho.
ATRAÇÕES MUSICAIS:
Alex e Camargo
Alex & Camargo, Paixão em dose dupla, é formada por José Eudes e Irislan Oliveira Duque, e entre suas músicas mais populares estão “O Ladrão”, “Amor no Carro” e “Como Dói Ter Te Amado”. A dupla possui grandes parceiros como Rede Record da Bahia, Rádio Sociedade, TV Aratu – SBT e o amigo e incentivador Pablo, o “rei da sofrência”.
Bell Marques
Conhecido como “Rei do Carnaval”, Bell Marques é um dos artistas mais renomados da música brasileira. Ex-vocalista da banda Chiclete com Banana, o cantor, agora com 70 anos de idade, marcou várias gerações ao longo das mais de quatro décadas de história. Em carreira solo desde 2014, Bell Marques segue como Patrimônio Imaterial do carnaval baiano e, em 2023, foi o único dos grandes artistas do axé a se apresentar em todos os dias da folia soteropolitana. Com a barba e a bandana na cabeça como marcas registradas, Bell é reconhecido facilmente pelos foliões. No seu vasto repertório, podem ser citados grandes sucessos como “Voa Voa”, “Quero Chiclete”, “100% Você”, “Diga Que Valeu” e “Não Vou Chorar”.
Escandurras
Ele não é um robô, mas é uma máquina de fazer sucessos. Afinal, quando se trata de composição, Filipe Escandurras é um dos nomes mais lembrados do cenário nacional. Natural de Salvador, teve suas músicas interpretadas por diversos artistas, como Bell Marques, Durval Lelys, Babado Novo, Marília Mendonça, Ivete Sangalo, Psirico, Harmonia do Samba e muito mais.
Filomena Bagaceira
Liderada pelos cantores Mammá di Souza e Victoria Chaves, que estão à frente da banda há doze e três anos, respectivamente, a Filomena Bagaceira ou simplesmente Filó, é uma banda de forró genuinamente baiana que possui mais de duas décadas de carreira e ocupa um lugar de destaque dentro do seu segmento no cenário musical nordestino. A Filomena faz uma verdadeira mistura sem perder a essência do forró autêntico, e vai do forró tradicional ao eletrônico. A banda possui um repertório diverso, com sucessos atuais e canções autorais, como “Igual a Você Não Tem”, “Deli Deli”, “Febre de Amor” e muitos outros.
Psirico
Considerado um dos mais conceituados grupos baianos, a trajetória do Psirico é marcada por ascensão constante no cenário musical do país. Com o ícone da percussão brasileira, Márcio Victor, no vocal, o Psirico traz uma identidade própria, com arranjos inteligentes, executados por músicos jovens e talentosos. Além do sucesso “Lepo Lepo”, que rendeu um reconhecimento internacional ao grupo, ainda é possível listar numerosos hits que preencheram o Carnaval da Bahia ao longo dos anos, como “Mulher Brasileira/Toda Boa”, “Popa da Bunda”, “Firme e Forte” e “Tem Xenhenhém”.
Thiago Brava
Nascido em Goiânia, Thiago Brava, nome artístico de Thiago de Morais Ramos, é um cantor e compositor de sertanejo universitário. O cantor começou sua carreira oficialmente em 2012, mas a música que o consolidou no mundo sertanejo – “360, O Arrocha do Poder” – já era bem conhecida no Brasil e em sua cidade natal. Atualmente, é dono de hits como “Predador”, “Eu não sextarei”, e “Dona Maria”, gravado em parceria com Jorge, da dupla Jorge & Mateus.