PT de Salvador diz que cancelamento de debates prejudica democracia e interessa a quem não tem conteúdo

A TV Itapoan/Record é a terceira emissora que anuncia cancelamento de debate com os candidatos à Prefeitura de Salvador já previstos para o primeiro turno. A TV Bahia e a CNN Brasil também suspenderam os programas com a mesma justificativa: “medidas de segurança” para prevenir a Covid-19. Para o presidente do PT de Salvador, Ademário Costa, a decisão dos veículos atrapalha o processo eleitoral democrático. “Quem mais perde com esses cancelamentos é a população, que deixa de saber de forma democrática as propostas dos candidatos. O debate político representa o verdadeiro significado da democracia, pois é um espaço de formulação de opinião e pensamento crítico”, afirmou o dirigente.

O presidente municipal destacou o papel da imprensa para o fortalecimento da democracia no processo eleitoral. “A imprensa livre e democrática tem um papel fundamental neste processo. Quanto menos debates menos conhecimento por parte da população dos candidatos e suas propostas. Quando uma emissora importante deixa de realizar o debate, a democracia perde. É importante que as emissoras de TV, como concessões públicas, exerçam sua função social, que é garantir esse espaço de apresentação e formulação de ideias. Queremos que as emissoras cumpram o seu papel neste processo tão importante que é garantir que o eleitor conheça as propostas dos candidatos a gestor da sua cidade”, destacou Ademário.

Ademário também ressaltou que os cancelamentos prejudicam os candidatos. “Apenas nos debates os candidatos podem apresentar suas propostas democraticamente, pois todos têm o mesmo direito de mostrar o que pensa e o que pretende para Salvador. E o fato de alguns postulantes terem mais poder econômico do que outros, resultando em uma exposição desigual de ideias propostas, os debates se tornam ainda mais fundamentais, pois quem tem conteúdo não tem medo de debater”, concluiu.

Foto:Divulgação