PT de Salvador diz que fala de Barral é preconceituosa

A fala do secretário municipal da Educação, Bruno Barral, durante live realizada na última quarta (23), afirmando que “os bons alunos” não escolhem Pedagogia como profissão, causou indignação da categoria em Salvador. Professores se posicionaram alegando que o titular da pasta sempre demostrou desrespeito com os profissionais e descaso com a Educação da capital.

A professora Elaine Brandão, que lecionou na rede municipal de ensino por três anos, destacou a forma como o secretário trata os educadores e as péssimas condições de trabalho da rede municipal de ensino. “Repudiamos a fala do secretário de Educação porque é uma completa falta de respeito com a categoria que já sofre há anos com o autoritarismo e a falta de diálogo desse senhor e dessa gestão. O secretário Bruno ignora os educadores como se eles não fizessem parte da Educação do município. Ao invés de falar mal dos profissionais, ele deveria verificar as péssimas condições de trabalho que é oferecido aos educadores, como por exemplo, as salas super lotadas e quentes, anos sem reajuste salarial e falta de material pedagógico, dentre outros problemas que têm adoecido os profissionais,” afirmou.

Pró Elaine, como é conhecida, também destacou o descaso com os contratos de trabalho dos profissionais da Educação. “Até a data presente, a Prefeitura de Salvador não pagou o resíduo salarial e as férias dos professores que tiveram o contrato rompido em dezembro de 2019 em pleno Natal. São 1.400 educadores que serviram anos à rede de ensino do município e foram desligados sem aviso prévio. Até hoje, dezenas de educadores aguardam o pagamento do que é devido, sem ter nenhum amparo durante a pandemia por conta do descaso da Prefeitura de Salvador. É inadmissível alguém que não tem formação na área da Educação assumir uma pasta tão importante para a sociedade, o resultado não poderia sem diferente: um gestor que desrespeita totalmente os professores e a Educação de Salvador”, desabafou Elaine.

Para a vice presidenta do PT de Salvador, que também é professora da rede pública de ensino, Iracema Moura, a fala do secretário Bruno Barral apenas deixou evidente a forma como a gestão municipal trata os educadores e a Educação de Salvador. “A fala do secretário municipal de Educação é preconceituosa e desvaloriza professores. Os melhores estudantes do Ensino Médio querem sim ser professores/as e pedagogos/as. Escolher ser professor/a vai além de uma decisão profissional é uma decisão de vida, pois é uma forma de contribuir para que mulheres e homens sejam protagonistas de uma democracia participativa. O pedagogo/a é o primeiro e o principal agente de transformação social. Portanto, valorizar a Educação deve ser uma decisão política do ser humano, pois se trata de um direito que modifica vidas e toda uma sociedade. Por isso, a pedagogia é uma das profissões mais bonitas que existe”, destacou Iracema.

Foto:Divulgação