PT de Salvador vai pedir à direção nacional para realizar prévias em janeiro

O diretório municipal do PT de Salvador decidiu na noite de quarta-feira (18) que fará solicitação à Direção Nacional para a realização de prévias no final de janeiro com o objetivo de escolher o candidato do partido que disputará a Prefeitura de Salvador em 2020.

Também ficou aprovado na reunião que a legenda promoverá, na capital baiana, uma agenda de mobilizações e construção do programa eleitoral. O calendário inclui um seminário de programa de governo para preparar o Programa de Governo Participativo (PGP) logo no início de janeiro, antecedendo a realização das prévias, além da segunda e da terceira etapas do Curso de Formação de Vereadores.

A resolução aprovada pela instância petista também garante dar continuidade a plenárias nas bases do partido, a exemplo das posses dos Diretórios Zonais, para mobilizar os petistas a se envolverem na discussão sobre a escolha do candidato.

Com a autorização para realização das prévias, que estão previstas no Estatuto do PT, todos os filiados adimplentes com o partido poderão votar para escolher o candidato da legenda à Prefeitura de Salvador.

A proposta foi o método encontrado pela Direção Municipal do PT após a realização de conversas com todos os pré-candidatos da sigla. Nesses encontros, nenhum deles retirou o próprio nome, o que deu ao comando petista a tarefa de criar mecanismos para o afunilamento das postulações.

A partir de agora, até a próxima reunião do Diretório Municipal no início de janeiro, os postulantes terão que formalizar suas inscrições como pré-candidatos a prefeito ou prefeita. A votação das prévias ficou marcada para o último domingo de janeiro.

“A aprovação das prévias, que agora precisa ser autorizada pela Direção Nacional, garante o poder dos filiados do PT de decidir quem queremos para disputar a Prefeitura e defender o legado e o programa do nosso partido. O Diretório Municipal colocou a decisão nas mãos da base do PT, por entender que essa é a forma mais democrática de escolha”, afirmou o presidente municipal do PT de Salvador, Ademario Costa.

Foto: Divulgação/ Ascom PT de Salvador