Confira 12 dicas do ortopedista Alexandre Meirelles para tornar ambientes mais seguros para os idosos
Todos os anos, 40% dos idosos com 80 anos ou mais sofrem quedas, que podem gerar lesões impactantes para a saúde e que comprometem a autonomia, principalmente quando há fraturas, como as de quadril, e até mesmo a morte. O ato de cair é hoje a segunda causa de óbito por acidente de pessoas com 60 anos ou mais, segundo o Ministério da Saúde.
“Há fatores que facilitam a ocorrência dos acidentes, como o tipo de piso do domicílio, a presença de obstáculos, escolha dos calçados e a ausência de suportes, e aqueles associados ao envelhecimento, como diminuição de visão, força muscular, fragilidade óssea, equilíbrio, coordenação e uso de medicações que alteram a cognição e a percepção tátil”, explica o doutor Alexandre Meirelles.
As lesões tendem a se agravar com o avanço da idade: quanto mais velho, maior a perda de massa muscular e de possíveis comorbidades associadas ao quadro, o que facilita a ocorrência de acidentes. “São muitos os casos de urgências com fraturas do fêmur proximal após quedas da própria altura, e com indicação cirúrgica. O tratamento conservador é uma exceção, sendo direcionado apenas àqueles com risco de morte imediata”, conta o especialista.
Como medida preventiva, é necessário que o idoso realize atividade física regular, como pilates e musculação, tenha uma alimentação saudável e seja vigilante com relação ao sono restaurador. “Em caso de dor continuada, que provoque impacto nas atividades cotidianas, é imprescindível buscar ajuda médica”, alerta.
Confira 12 dicas do ortopedista Alexandre Meirelles para tornar ambientes mais seguros para os idosos viverem:
1 – Coloque uma luminária, um telefone e uma lanterna perto da cama;
2 – A cama do idoso deve ter uma altura ideal para que, na hora que ele for levantar-se, apoiar os dois pés no chão sem desequilíbrio e sem muito esforço;
3 – Portas leves e maçanetas grandes devem ser o predomínio da casa;
4 – Evite imóveis em áreas de circulação;
5 – A posição dos interruptores deve ser bem acessível aos idosos;
6 – Molhou o chão, limpe imediatamente;
7 – Cuidado com os tapetinhos. Tapetes antiderrapantes são grandes aliados;
8 – A altura da bancada e pias deve ser de 80 a 90 centímetros do chão. Essa é uma posição mais confortável para tarefas diárias dos idosos;
9 – Tapetes e face antiderrapantes no banheiro;
10 – Barras de apoio e cadeiras de banho são essenciais. Elas evitam bastante escorregões e quedas;
11 – Os corrimãos devem estar sempre perto das escadas;
12 – Os chinelos devem ser evitados, e os sapatos sempre fixos ao pé para evitar acidentes.
Legenda da foto- Ortopedista Alexandre Meirelles dá dicas sobre prevenção