Quinta temporada do ‘Expedição Bahia’ estreia neste sábado na Rede Bahia

O programa abordará, em três episódios exibidos após o “Mosaico Baiano”, os biomas de Mata Atlântica, Caatinga e Cerrado, além de falar sobre os ecossistemas aquáticos

A partir deste sábado, 17, os telespectadores da Rede Bahia poderão acompanhar a estreia da 5ª temporada do “Expedição Bahia”, apresentado pelo jornalista Sérgio Pinheiro. Dividido em três episódios que serão exibidos sempre aos sábados, após o “Mosaico Baiano”, o programa mantém a essência, mostrando como os esportes de aventura e o amor pela natureza sempre caminham juntos.

Nesta nova temporada, o “Expedição Bahia” apresentará as características de três dos principais biomas da Bahia: Mata Atlântica, Caatinga e Cerrado, além de explorar os ecossistemas aquáticos. Por isso, o programa – que desbravou cenários de tirar o fôlego, como destaca Pinheiro – foi batizado de “Expedição Biomas”, por aliar a importância da preservação ambiental com atividades esportivas como canoagem, mergulho, escalada e trekking.

No episódio de estreia, o público conhecerá mais sobre a Transsincorá, uma trilha que corta a Chapada Diamantina, passando pelos municípios de Ibicoara, Mucugê, Andaraí, Lençóis e Palmeiras, ao longo da Serra do Sincorá. Na região, a equipe desbravou rios, morros, vales e cachoeiras, em meio a um mosaico de biomas único no Brasil, com áreas de Mata Atlântica, Caatinga e Cerrado.

“É incrível como a Chapada tem a capacidade de nos surpreender. Sempre tem coisa nova para mostrar e aposto que o público vai ficar impactado com as imagens do programa de estreia”, conta o apresentador Sérgio Pinheiro.

>> Confira um pouco dos resumos dos três episódios e as datas de exibição:

Episódio 1 – Transsincorá

Exibição: 17/08 (Estreia)

A Transsincorá é uma trilha que corta a Chapada Diamantina de ponta a ponta, passando por cinco municípios (Ibicoara, Mucugê, Andaraí, Lençóis e Palmeiras), que estão localizados ao longo da Serra do Sincorá, uma cadeia de montanhas com picos de grande altitude. A região forma um mosaico de biomas único no Brasil, com áreas de Mata Atlântica, Caatinga e Cerrado. Durante quatro dias, a equipe do “Expedição Bahia” percorreu 75 km para desbravar rios, morros, vales e cachoeiras, fazendo da Transsincorá uma das trilhas mais bonitas e desafiadoras do Brasil.

Episódio 2 – Oeste Profundo

Exibição: 24/08

A segunda viagem foi para a região oeste, uma área de cerrado, bioma conhecido como “Berço das Águas”. Rios importantes que alimentam o São Francisco têm suas nascentes lá. Com o solo rico em calcário, uma rocha de fácil dissolução quando em contato com a água, a região possui uma das maiores concentrações de cavernas do Brasil. Em São Desidério, a equipe do “Expedição Bahia” passou 12 horas explorando a Garganta do Bacupari, uma caverna de difícil acesso que abriga rios subterrâneos e formações incríveis. As belezas do município também são visíveis na superfície, com muitos paredões que atraem escaladores de todo o país. Sérgio Pinheiro, aproveitando a oportunidade, aventurou-se numa escalada de 40 metros, altura equivalente a um prédio de 15 andares.

Episódio 3 – Radicais Livres

Exibição: 31/08

No último episódio da temporada, o desafio será no mar. O jornalista Sérgio Pinheiro encarará o batismo de fogo dos remadores baianos: 60 km de remada entre Salvador e Morro de São Paulo. Na sequência, a equipe mostrará a Ilha dos Pássaros, um refúgio de milhares de aves que proporcionam um espetáculo de cores e sons no arquipélago de Cairu. Além disso, haverá um mergulho para conferir as consequências do aquecimento das águas da Baía de Todos-os-Santos nos corais. Na Ilha de Itaparica, uma plantação subaquática está ajudando a recuperar corais afetados pelo problema.

Foto:Rede Bahia/Divulgação