Quiosque recém-inaugurado em Curaçá será ponto de turismo rural e de comercialização da agricultura familiar

Às margens do Rio São Francisco, no município de Curaçá, a comunidade do Ferrete comemora a inauguração do Quiosque Beira Rio. O empreendimento, inaugurado no último sábado (28/01), foi construído com recursos do Projeto Pró-Semiárido com o objetivo de assegurar renda e escoamento da produção da agricultura familiar local.

A localização do espaço promoverá, ainda, o fomento ao turismo rural, como destaca Márcia Maria Ferreira que integra o grupo gestor do espaço. “Este é um projeto que veio para fortalecer a nossa comunidade. O quiosque é uma área de lazer, turismo e exposição da nossa cultura e de comidas típicas. O sentimento do grupo é de felicidade e gratidão de ver a nossa comunidade se desenvolver”.

Durante a inauguração do espaço, o grupo de mulheres, que fará a gestão do quiosque, organizou uma programação diversificada para divulgar e atrair clientes para o espaço, além de possibilitar a divulgação e degustação do cardápio. No quiosque serão comercializados pratos típicos como a galinha de capoeira, o bode e o peixe. O evento contou com apresentações artísticas e culturais e com uma celebração às margens do Rio.

“O quiosque está bem localizado às margens do Rio São Francisco, ponto turístico da região, com amplo acesso e com importantes belezas naturais como ilhas, balneários e cachoeiras. Um espaço importante para a realização de turismo rural com a realização de trilhas, ecoturismo e passeios culturais”, destacou o técnico em Desenvolvimento Agroindustrial do projeto, Egnaldo Xavier.

O Pró-Semiárido é um projeto do Governo da Bahia executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com co-financiamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).