Recuperação de nascentes esteve entre as principais pautas da 30ª Reunião Plenária Ordinária do CBHSL realizada em Sento-Sé

Nesta terça e quarta-feira, dias 01 e 02 de agosto, aconteceu em Sento-Sé a 30ª Reunião Plenária Ordinária do Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Baianos do Entorno do Lago de Sobradinho (CBHSL). O evento aconteceu no Plenário da Câmara de Vereadores de Sento-Sé e reuniu representantes de diversos órgãos que compõem o Comitê.

Entre as principais pautas da reunião esteve a recuperação de nascentes na região de abrangência do CBHSL. Na oportunidade o biólogo, Erick Douglas Souza Almeida, representou a Associação de moradores de Brejo da Brásida e também apresentou o Programa de Preservação de Nascentes desenvolvido na comunidade. “É um conjunto de ações com o intuito de aumentar a disponibilidade de água para uso humano e para o meio ambiente. Além de aumentar a lâmina d’água, as ações ampliam a cobertura vegetal, protegem as matas ciliares, e calculam a quantidade de créditos de carbono que a comunidade possui em seu território. A fim de inserir as comunidades tradicionais no mercado global de carbono. A pesquisa desenvolvida demonstra que a Caatinga de Sento Sé possui espécies de potencial semelhante a espécies amazônicas e da mata atlântica, como as quixabeiras, carnaubeiras, juazeiros e gameleiras”, explicou o biólogo.

O biólogo destacou ainda a importância da reunião. “Uma reunião como esta permite que projetos que, estão muitas vezes pouco evidenciados, tenham a oportunidade de mostrar seus frutos. Sento-Sé é rico em água, embora tenha muitas nascentes degradadas, por isso precisamos envolver a população na recuperação destas nascentes como forma de manter as atividades econômicas e os serviços ambientais”, destacou Erick.

A secretária municipal de Meio Ambiente e Turismo, Tereza Rodrigues, destacou a importância da articulação do Comitê, para a construção de políticas públicas cada vez mais atuais e eficazes junto às questões ambientais. “As reuniões são sempre muito proveitosas, uma vez que reúnem representantes de vários órgão federados que têm como pauta as questões ambientais, sobretudo as relacionadas a preservação dos recursos hídricos. Foram dois dias de diálogos voltados à lei do PSA, Pagamento de Serviços Ambientais, recuperação de nascentes, onde o município de Sento Sé através da comunidade Brejo da Brásida tem um exemplo a ser seguido por outros municípios”, ressaltou Tereza Rodrigues.

O presidente do CBHSL, Francisco Ivan de Aquino, avaliou a reunião como positiva. “Foi uma reunião bastante produtiva e positiva, onde tivemos muitos debates qualificados relacionados a defesa da gestão ambiental como um todo”, pontuou Francisco Ivan.