A cerimônia de premiação da 9ª edição do concurso cultural “Lápis na Mão” apoiado pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), aconteceu nesta quinta-feira (06) e reuniu estudantes da rede pública e privada. A iniciativa da TV São Francisco premiou alunos e escolas nas categorias Poema, Redação, Escola Cidadã e Desenho. A rede municipal de ensino de Juazeiro foi premiada em todas as categorias, contabilizando seis troféus e levando todas as premiações da categoria Poema.
O evento contou com a participação do secretário de Educação e Juventude, Wank Medrado, e foram premiados os estudantes Nicolas Emanuel Araújo Silva, da Escola Municipal José Carlos Tanuri (1º lugar, Desenho); João Pedro dos Santos Alves, da Escola Municipal São Francisco de Assis (3º lugar, Poema); Lais Gabriele do Nascimento Silva, da Escola Municipal Tancredo Neves (2º lugar, Poema); Mariana Silva, da Escola Municipal Nossa Senhora das Grotas (1º lugar); Raissa Ribeiro da Mota, da Escola Municipal Dois de Julho (2º lugar, Redação); e na categoria Escola Cidadã, a Escola Municipal Nossa Senhora das Grotas.
A Escola Municipal Nossa Senhora das Grotas levou duas das seis premiações. A gestora da unidade de ensino, Catiane Soares, ressaltou o bom desempenho da escola. “É um momento muito emocionante para todos nós da escola, foi um planejamento intenso para que tudo isso acontecesse, com o envolvimento de todas as famílias e da comunidade escolar. Nós trabalhamos as lendas de forma muito prazerosa, fomos até a margem do rio, os pais contaram lendas, fizemos todo um planejamento para que obtivéssemos sucesso e aqui estamos com esses prêmios”, explicou a gestora.
Um dos premiados, o estudante Nícolas Emanuel, mobilizou amigos e familiares de Juazeiro e outros estados como Alagoas. O estudante falou sobre a emoção do momento de premiação. “Estava muito ansioso e acreditando que ia ganhar. Eu fiz vídeo e pedi para todo mundo votar. Estou muito feliz com o prêmio”, enfatizou o estudante.
A votação das categorias Escola Cidadã e Desenho foi realizada mediante voto popular, já Redação e Poema foram submetidos a uma banca avaliadora. Este ano, o projeto “Lápis na Mão” também contou com o evento “Educar na Praça”, que reuniu as produções dos estudantes na Praça da Bandeira, no centro de Juazeiro.
A superintendente de Ensino da Seduc, Wilanny Cunha, destacou o empenho da Secretaria em fomentar a participação dos estudantes em concursos culturais, bem como a importância das parcerias para na promoção de avanços educacionais. “A Seduc incentiva a participação dos estudantes nos projetos educacionais, inclusive, por meio de parcerias que contribuem para melhorias na educação, como a TV Escola Juazeiro, que é uma inovação na educação e algo inédito na cidade. Também destacamos a importância dos nossos profissionais, dos educadores, para o sucesso na participação dos alunos e escolas nesta edição do Lápis na Mão”, finalizou a superintendente.