Agricultores familiares e artesãos sentoseenses estão participando da Feira de Artesanato e Economia Solidária, que acontece no período de 10 a 13 de maio, na Orla 2 de Juazeiro, dentro da programação da XIV Expovale – Exposição de Caprinos e Ovinos do Vale do São Francisco.
Durante a feira, o foco dos representantes sentoseenses está sendo a exposição e comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar como: doces variados, mel, sequilhos, artesanatos em madeira, taboa e tecido, entre outros.
“Recebemos o convite com muita alegria e estamos aqui para além de divulgar a produção oriunda da agricultura familiar de Sento-Sé, movimentar a economia do nosso município, gerando emprego e renda, não só para a família do produtor, do artesão, como também para toda a sua comunidade”, frisou a assistente adjunta da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria, Comércio, Jaciara Ladislau.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Pesca, Sandro Jatobá, a Prefeitura de Sento-Sé recebeu o convite para participar do evento e a prefeita Ana Passos não mediu esforços para que o município se fizesse presente. “Recebemos o convite para participar do evento trazendo os produtos da agricultura familiar que temos no município, e estamos aqui trazendo também representantes da ADAB de Sento-Sé para auxiliar no acompanhamento dos animais em exposição na Expovale”, explicou o secretário Sandro Jatobá.
Produtos
Entre os produtos que Sento-Sé está expirado do e comercializando na feira estão: compotas de umbu, produzidas pela comunidade de Fartura; os famosos e tradicionais doces de leite com coco, doce de leite e doce de banana com mel, produzidos na comunidade de Brejo da Martinha; o mel e os sequilhos, produzimos na localidade de Andorinhas e os artesanatos de madeira, taboa e tecido, produzidos por artesãos da sede, Ponta D’água e Brejo da Brásida.
A Feira de Artesanato e Economia Solidária estadual reunindo em torno de 20 artesãs e artesãos, previamente selecionados, cujos empreendimentos são atendidos pelo Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (Cesol-SSF). A iniciativa é do Governo do Estado, através da Coordenação de Fomento ao Artesanato da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com Associação Fábrica Cultural.