Em seis meses, os Restaurantes Populares Vida Nova, geridos pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), distribuiu mais de 260 mil refeições gratuitas à população em vulnerabilidade da cidade. Este ano, de março até junho, sete equipamentos foram inaugurados pela Prefeitura de Salvador, somando-se aos já existentes nos bairros de São Tomé de Paripe e Pau da Lima.
Com isso, essas novas unidades garantiram a oferta de quase 110 mil pratos balanceados, em quantidade suficiente para combater a insegurança alimentar de forma diária. Em São Tomé de Paripe foram 77.372 refeições, seguido de Pau da Lima (77.359), Águas Claras (53.445) e Periperi (34.900). Enquanto isso, nas unidades recém-inauguradas, Fazenda Coutos lidera a procura, com 7,6 mil refeições; Sussuarana, com 5,5 mil pratos; São Cristóvão, com 3,2 mil refeições; e em Mares e Valéria, 2 mil cada.
O secretário da Sempre, Júnior Magalhães, frisa que a meta do Executivo municipal é expandir o número de equipamentos para dez até o final de 2024. “Além de celebrarmos essa marca que está ajudando a mudar a vida de tantas pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade, em breve anunciaremos a inauguração do Restaurante Popular de Pernambués, de forma a investir em políticas públicas voltadas para o social. As localidades onde os equipamentos foram instalados são escolhidas de acordo com critérios técnicos, como índices de insegurança alimentar e de pobreza dos bairros”, relata o gestor.
As unidades fazem ainda acolhimento e encaminhamento de famílias aos Centros de Referência de Atendimento Socioassistencial (Cras) e cursos de qualificação profissional, bem como outros serviços do município, a fim de garantir a progressão social dos indivíduos. O funcionamento dos Restaurantes Populares ocorre de segunda a sexta-feira, das 11h às 13h, com atendimentos por ordem de chegada.
Foto: Valter Pontes