Reunião preparatória para realização de simulado para ocorrências no Carnaval são apresentados na Codesal

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) apresentou nesta terça-feira (30/01), no auditório da Defesa Civil de Salvador – Codesal, os procedimentos para realização do simulado preparatório para atendimento às ocorrências de urgência e emergência envolvendo múltiplas vítimas nos circuitos do Carnaval 2024.

A inciativa da Secretaria Municipal da Saúde de Salvador, chefiada pela vice-prefeita e secretária da Saúde, Ana Paula Matos, contará com a participação da Codesal, dos órgãos da Prefeitua de Salvador e do Governo do Estado, buscando preparar os profissionais para uma eventual ocorrência de grande porte.

O coordenador do SAMU em Salvador, Ivan Paiva, explicou que o simulado, a ser realizado no dia 01º de fevereiro, no circuito Barra-Ondina, terá o objetivo de “consolidar a atuação conjunta dos serviços de saúde, salvamento e resgate, segurança, vigilância sanitária e Defesa Civil quando se tratar de um incidente com múltiplas vítimas”.

O simulado terá início às 11h, com a informação sobre uma ocorrência de grande porte, seguida da mobilização dos serviços. Participarão 40 “vitimas” com as respectivas maquiagens cênicas. Ainda segundo o coordenador do SAMU, no simulado serão avaliados o tempo de resposta do atendimento e interação das equipes de trabalho.

O diretor-geral da Defesa Civil de Salvador, Sosthenes Macêdo, destacou que “são sempre bem-vindas iniciativas preventivas voltadas a preservar vidas como este evento teste do Samu e da Secretaria Municipal de Saúde”, destancando o apoio das secretárias Ana Paula Matos, por Salvador, e Roberta Santana, pelo Estado.

“Essa articulação entre Prefeitura e Estado é de grande importância para um serviço rápido e eficiente numa possível ocorrência em um megaevento como o carnaval”, afirmou Sosthenes Macêdo.

O simulado contará com a participação de voluntários da Defesa Civil, da Guarda Municipal e Polícia Militar para isolamento da área e retirada de curiosos; do Corpo de Bombeiros, para garantir a segurança durante o atendimento das equipes do SAMU; e da Transalvador, para bloquear as rotas de acesso ao local da cenas.