Evento gratuito acontecerá no dia 19/5, às 16h, e terá a participação do ilustrador Heitor Neto e outros convidados
O premiado jornalista e escritor Ricardo Ishmael está em contagem regressiva para o seu mais novo lançamento “Por que as nuvens choram?”, quinto livro infantojuvenil do autor que será lançado no próximo dia 19 de maio, às 16h, na Estação Café, espaço para eventos localizado na Praça Central – Piso L1 do Salvador Shopping. A entrada é gratuita.
Além do autor, também estará presente Heitor Neto, um dos mais renomados ilustradores brasileiros, responsável pelo projeto editorial do livro. “Será a oportunidade de conversarmos sobre a criação da história, as referências que buscamos para construir o projeto deste que é um dos livros mais desafiadores da minha carreira”, disse ele.
Heitor Neto e Ricardo Ishmael se juntam aos pedagogos Evelyn Bonifácio e Manoel Calazans para participar de um bate-papo. Segundo o escritor, “a ideia desse encontro é envolver o público presente numa conversa sobre o tema abordado no livro, ou seja, situações de violência familiar vividas em muitos lares brasileiros, para que possamos saber agir em casos assim.”
“Por que as nuvens choram?” acompanha o dia a dia de uma menina de 10 anos, filha única, que ao longo da história vai percebendo surgirem discussões entre os pais. Esses desentendimentos chegam ao limite no dia em o time de futebol do pai da criança perde uma partida, e a partir deste episódio uma importante decisão é tomada pela mãe para preservar a ela e a filha.
Ishmael conta que a ideia de escrever o livro surgiu depois que ele foi abordado por uma menina numa festa literária, e ouviu da criança uma confissão. “Aquele segredo mexeu comigo. Fiquei noites sem dormir. Tomei, então, a decisão de escrever uma história que abrace todas as crianças, especialmente aquelas que vivem contextos de violência”, afirma o autor. E conclui: “essa é uma história sobre esperança, redes de apoio entre mulheres, e fins que podem ser recomeços”.
Sobre o autor | Ricardo Ishmael é autor de seis livros. O primeiro deles, lançado em 2017, pela Solisluna Editora é voltado para adultos e recebeu o título de “O curioso destino de Rita Quebra-Cama”. Os outros cinco são voltados para crianças e jovens: “A Princesa do Olhinho Preguiçoso” (2020), “O Menino de Asas Invisíveis” (2021), “Deu a Louca na Bicharada” (2022), “O Pequeno Príncipe das Águas e a Terrível Baleia Branca” (2023) e o mais novo deles, “Por que as nuvens choram?” (2024). Todos os títulos juntos já somam mais de 100 mil exemplares vendidos, sendo que muitos deles foram adotados por escolas públicas e privadas da Bahia e de outros estados. Ricardo Ishmael é proprietário da sua própria editora, a Mojubá, criada em 2020.
No campo do jornalismo, é um dos rostos mais conhecidos da Rede Bahia de Televisão, grupo em que atua como apresentador e repórter especial há 23 anos. Ishmael apresenta o telejornal Jornal da Manhã desde 2010, e aliado a isso vem se dedicando aos documentários produzidos pela TV Bahia. O documentário “Bicentenário da Independência – Heróis e Heroínas da Liberdade”, lançado no ano passado para marcar os 200 anos da Independência do Brasil na Bahia, ganhou o prêmio nacional de Direitos Humanos oferecido pela OAB do Rio Grande do Sul. Ainda em 2024 Ishmael se dedicará a um outro projeto documental, uma homenagem aos 50 anos do bloco afro Ilê Aiyê.
Ricardo Ishmael tem experiência com coberturas internacionais, como a canonização da Santa Dulce dos Pobres, e com debates eleitorais. É vencedor do prêmio nacional de jornalismo oferecido pela ABECIP. Recentemente passou a assinar a coluna e o videocast “Clube do Livro” no portal de notícias e variedades iBahia.com.