Roberta Caires, a mais votada entre as mulheres, se consagra vereadora da causa feminina em Salvador

Eleita a mulher mais votada de Salvador no pleito desse domingo (06), com 16.517 votos, Roberta Caires (PDT) se consagrou a vereadora da causa feminina em Salvador. Após a apuração de 100% das urnas, Roberta ocupou a 2ª colocação em seu partido, o Democrático Trabalhista, e a 6ª posição no cômputo geral, entre 43 eleitos.

No total, nove mulheres se elegeram para a legislatura 2025-2028. Em declaração, a recém-eleita vereadora para o segundo mandato comemorou a vitória, reiterando a importância dessa conquista para a representatividade feminina em posições de poder, gestão e liderança.

“Meu propósito de vida é transformar a realidade das mulheres, mostrar a elas que podem ocupar espaços de liderança, com poder de decisão, equiparar direitos e possibilitar uma profunda mudança social por meio da força feminina”, declarou.

Roberta acompanhou a apuração junto com sua equipe, eleitores e apoiadores, no comitê de sua campanha. Em discurso, a edil agradeceu o resultado e parcerias. “Toda honra e glória a Deus, em primeiro lugar. Devo gratidão a ACM Neto, meu líder político, ao prefeito Bruno Reis e à vice Ana Paula Matos, à minha equipe e, especialmente, a todos os meus eleitores e simpatizantes das causas que eu defendo, que apoiam o meu trabalho em benefício da liderança feminina em todos os âmbitos”, disse Roberta.

A vereadora frisou o importante apoio que teve do secretário municipal da Educação, Tiago Dantas, seu principal cabo eleitoral, que atribuiu o sucesso a uma trajetória de campanha feita com “leveza e trabalho”.

Sobre Roberta Caires

Roberta Caires é cidadã soteropolitana, graduada em Administração e Direito. Eleita pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), no ano de 2024, para seu segundo mandato, com 16.517 votos, é vereadora de Salvador desde 2021, carregando consigo as bandeiras da Educação, dos Direitos das Mulheres, do Empreendedorismo, da Defesa do Consumidor e da Justiça Social. Em sua primeira eleição, teve 7.090 votos.

Na Câmara Municipal de Salvador, é idealizadora, criadora e presidente da Frente Parlamentar da Mulher Empreendedora. Roberta é também presidente da Comissão de Direitos do Cidadão e Defesa do Consumidor.
Foi Diretora Municipal de Defesa do Consumidor (Codecon), presidente do Mulher Democratas Bahia e presidente da Fundação Cidade Mãe. Sua atuação de destaque na política e na gestão pública de Salvador e seu interesse e envolvimento com o ativismo social a credenciaram para disputar e conquistar uma vaga no legislativo municipal.

Roberta foi a responsável por educar, profissionalizar e tirar das ruas mais de 16 mil crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Também promoveu o maior programa educativo gratuito de Defesa do Consumidor que a capital baiana já viu, capacitando centenas de fornecedores e consumidores de comércios populares e de pequenos e grandes shoppings a respeito do Código de Defesa do Consumidor.

Às mulheres soteropolitanas, Roberta reservou um capítulo especial de sua vida, criando o Instituto Move Mulher Empreendedora, um movimento de desenvolvimento feminino idealizado para instruir mulheres sobre seu papel de líder de seus negócios, comunidades, famílias e de suas próprias vidas. O Instituto é responsável por mobilizar e transformar a realidade dessas mulheres, especialmente oriundas de bairros populares, por meio da capacitação para o empreendedorismo e do fortalecimento emocional.