Roma defende trens modernos no Subúrbio para atender à população e servir ao Porto de Salvador

O pré-candidato a governador da Bahia, ex-ministro da Cidadania e deputado federal, João Roma (PL), defendeu a retomada do transportes por trens no Subúrbio de Salvador e a interligação do antigo sistema com o Porto. Roma avaliou que o governo estadual, que propôs um sistema de VLT para o Subúrbio, retirou os trens sem prever uma alternativa para a população local, que ficou desassistida pelo meio de transporte mais barato.

“O governo desativou um modal sem sequer ter projeto alternativo para colocar no local. É preciso restabelecer o serviço à população, mas o governo arrancou parte dos trilhos”, criticou Roma. O ex-ministro da Cidadania ressaltou que o sistema ferroviário no Subúrbio não deve somente servir como transporte aos moradores, mas interligar a rede ferroviária ao porto da capital. “O projeto do VLT estrangula o Porto de Salvador”, disse Roma.

Roma ainda ironizou ao dizer que, embora as obras do VLT do Subúrbio não tenham avançado, a publicidade oficial foi realizada. “A propaganda já fez, assim como fez propaganda da vacina Sputinik, que ficou na Rússia”, disse. O pré-candidato a governador disse que uma alternativa para a região deve atender à população em primeiro lugar.

O pré-candidato também foi questionado sobre o projeto da ponte Salvador-Itaparica, cuja entrega foi prometida pelo PT ainda para o ano de 2013. “Uma ponte é muito pouco para a Bahia, que precisa de muito mais para a sua infraestrutura”, disse Roma, que se comprometeu a realizar investimentos de infraestrutura no mesmo ritmo com que vem sendo feito pelo Governo Jair Bolsonaro na Bahia, com o avanço de obras como a da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), do Rodoanel de Feira de Santana, com 570 quilômetros de rodovias federais na Bahia, dentre outras obras de infraestrutura que somam R$ 9 bilhões em investimentos.