Rui Costa é confirmado por Lula como ministro da Casa Civil

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acaba de anunciar o governador da Bahia, Rui Costa (PT), como futuro ministro-chefe da Casa Civil. O anúncio foi feito no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília, sede da transição de governo. O petista baiano esteve presente no ato.

No anúncio, Lula lembrou que Rui Costa, antes de ser governador, foi chefe da Casa Civil no governo Jaques Wagner (PT), atual senador. “Foi deputado federal e companheiro sindicalista da área petroquímica, que vai implantar um grande serviço no ministério”, disse o presidente eleito.

Rui Costa assume o ministério em janeiro de 2023, mas já começa a trabalhar na montagem da própria equipe e no planejamento das ações do governo Lula.; ele era o único baiano com presença garantira na Esplanada do futuro governo federal.

Lula também anunciou nesta sexta o ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro Fernando Haddad (PT) para a Fazenda; o ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) José Múcio para a Defesa; e o ex-governador do Maranhão e senador eleito Flávio Dino (PSD) para a Justiça. Os três também estiveram presentes no ato. Foi anunciado ainda o diplomata Mauro Vieira, que está na Croácia, para as Relações Exteriores.

O presidente eleito declarou que na semana que vem fará novos anúncios da composição da equipe, e garantiu que a Esplanada dos Ministérios terá mulheres e negros. Ele afirmou ainda que vai apresentar à imprensa um diagnóstico do atual governo.