S.O.S. Vida: conheça a história da pequena Silvana Santos

Na última sexta-feira (14), em evento realizado no Palácio Thomé de Souza, sede da prefeitura da cidade de Salvador, foram apresentados os números do projeto Natal Salvador 2019, e histórias emocionantes de pessoas que visitaram a decoração natalina na Praça do Campo Grande.

Uma dessas histórias foi a da pequena Silvana Santos, 10 anos, paciente assistida pela S.O.S. Vida, que pôde visitar a decoração de natal tendo todo suporte oferecido pela equipe multiprofissional da empresa.

Silvana e a sua mãe, Ariana Bispo, foram duas das convidadas a participar do evento da última sexta-feira, onde a pequena recebeu, das mãos do prefeito ACM Neto, uma singela homenagem pela sua história e visita à Vila Natalina. Outras histórias também foram homenageadas no evento. Na ocasião, a pequena pôde contar mais uma vez com todo o apoio da empresa, desde o deslocamento do domicílio até a sede da prefeitura, ao acompanhamento durante todo o evento e o deslocamento de volta ao domicílio.

Além da participação no evento, a menina que adora interagir com as pessoas e ver a beleza da rua quando sai de casa, pôde apreciar a vista da Baía de Todos-os-Santos e as belezas do Centro Histórico da cidade.

Júnior Magalhães, titular da Diretoria de Iluminação Pública (Dsip), agradeceu a presença da pequena Silvana, sua mãe, e da equipe da S.O.S. Vida. Em 2020 o gestor pensa em realizar uma parceria, para possibilitar que outros pacientes possam chegar e viver o Campo Grande.

O momento especial da pequena Silvana

Em dezembro de 2019, a pequena Silvana, 10 anos, saiu de ambulância da cidade de Simões Filho (28,9 km de Salvador) para realizar o sonho de conhecer a decoração de Natal do Campo Grande, em Salvador. Há três anos, a garotinha ficou tetraplégica e respira por meio de ventilação mecânica, por isso tem sua locomoção limitada, ficando a maior parte do tempo em casa onde é acompanhada por internação domiciliar pela S.O.S.Vida.

O passeio foi organizado com a família de Silvana sem a pequena saber. Ao chegar ao Campo Grande, as luzes e cores fascinaram a garota, que não parava de sorrir. O momento especial contou com visita ao Papai Noel e chamou atenção de quem estava na praça e se encantou com a felicidade da pequena.

A fisioterapeuta da S.O.S. Vida Fernanda Fonseca, que atende a criança desde que ela saiu do hospital, diz que esses momentos são importantes para o bem-estar de pacientes com quadros crônicos ou com limitações.

 “Precisamos de um olhar mais amplo do paciente acamado, buscando não só o controle dos seus sintomas físicos, mas emocionais. Experiências como essa de Silvana, beneficiam o humor, a autoestima, refletindo positivamente no quadro geral dela. O tempo todo, ela ficou sorrindo e voltou para casa contando tudo que viu. O brilho nos olhos dela encantam”, afirma.

A promoção do bem-estar dos seus pacientes é parte do compromisso da S.O.S. Vida com o cuidado, proporcionando momentos de alegria e integração entre paciente, família e a equipe, conforme explica a supervisora de Fisioterapia Andréa Couto.

“Nosso objetivo é tirar o foco da doença para que a família tenha também momentos de lazer, de integração e de alegria junto com o seu familiar, que naquele momento se encontra em cuidados especiais. Os pacientes são vistos de uma maneira integral, de uma maneira que proporcione alegria, bem-estar, de que eles tenham a vida mais próxima do normal. Por isso que nós facilitamos as idas à praia, ao futebol, ou como a visita a Vila Natalina que foi muito importante pra Silvana”.