Salvador alcançou o feito de ter suas vias públicas 100% iluminadas em LED e isso mudou a forma como o cidadão se relaciona com a cidade no período noturno, já que a iluminação ajuda na segurança pública. Mas, para que o sistema esteja sempre em pleno funcionamento, as pessoas podem colaborar com a Prefeitura indicando os pontos em que o parque luminoso precisa de reparos.
Os serviços de iluminação na capital baiana são executados pela Secretaria de Ordem Pública (Semop), através da Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip). Dentre as solicitações que podem ser feitas estão troca de lâmpadas com defeito, reparo de braçadeira ou do poste de iluminação pública.
Para isso, basta entrar em contato com o Fala Salvador, no número 156 ou site www.falasalvador.ba.gov.br. Outra opção é acessar o site Salvador Digital, no endereço www.salvadordigital.salvador.ba.gov.br – neste caso, é necessário ter um cadastro no portal gov.br. O prazo de atendimento das solicitações recebidas por meio destes canais é de 48 horas.
Já em casos emergenciais, como um trecho com mais de quatro postes apagados em sequência ou apresentando risco de queda ou choque elétrico, o contato pode ser feito imediatamente com a Dsip/Semop, através do WhatsApp (71) 98549-8728.
Para solicitar a instalação de braços com lâmpada, refletores e iluminação de campos, quadras e praças, o cidadão deve procurar a unidade administrativa da Prefeitura-Bairro mais próxima de onde mora, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Quem preferir, pode agendar o atendimento através do site www.horamarcada.salvador.ba.gov.br.
Apoio da comunidade – O titular da Dsip, Ângelo Magalhães, reforçou o papel da sociedade no apoio às ações municipais. “A população pode e deve agir como nossa aliada na missão de deixar a cidade sempre iluminada. Trabalhamos com quatro canais de comunicação que possibilitam os registros de demandas e denúncias de ocorrências. De maneira geral, agimos de forma célere, sempre priorizando o bem-estar dos moradores da nossa cidade. O apoio da comunidade é fundamental “, explicou.
De acordo com dados da Ouvidoria Geral do Município (OGMS), de janeiro a março deste ano, o sistema Fala Salvador contabilizou 4.120 registros de solicitações de reparo na iluminação da capital. Cerca de 83,6% dos chamados foi referente a pontos de iluminação apresentando defeito. As demais englobam reparos em braçadeiras e em postes de iluminação pública.
Foto: Geraldo Neto