A Defesa Civil de Salvador (Codesal) informou que a capital baiana já registra em abril 145,4mm de chuva, o equivalente a 51% da média histórica do mês que é de 284,9mm.
No comunicado, emitido no domingo (17), o órgão afirmou que, em função da frente fria que se encontra sobre a capital baiana, ocorreu a intensificação das chuvas desde a madrugada de ontem. com risco para alagamentos e deslizamentos de terra.
Os maiores acumulados de chuvas em 24 horas (atualizado às 17h30) foram registrados em São Cristóvão (84,8mm), Monte Serrat (68,7mm), Calçada (65 mm), Cajazeiras VIII (64 mm) e Matatu (61,3mm).
Em algumas regiões de Salvador, houve a formação de neblina que resulta da alta umidade na superfície. A umidade condensa antes de chegar na atmosfera. Esta formação está geralmente sobre um lago, sendo raro de ocorrer na capital baiana, conforme aponta a Codesal,
A previsão é que o mau tempo permaneça nesta segunda-feira (18). Segundo o Instituto nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura mínima será de 24°C e a máxima de 28°C, com céu nublado e pancadas de chuva ao longo do dia e noite.
O período chuvoso pode continuar até a próxima sexta-feira (22), quando reduzirá gradativamente de intensidade. Já na quinta-feira (21), a previsão é de acumulados de chuvas expressivos e rajadas de vento.
Até as 18h de domingo, a Codesal recebeu 49 solicitações. Foram nove ameaças de desabamento, sete ameaças de deslizamento, uma árvore ameaçando cair, 11 avaliações de área, sete avaliações de imóveis alagados, um desabamento de blocos de pedreira, um desabamento parcial, oito deslizamentos de terra, três infiltrações e uma pista rompida.