O prefeito de Salvador e candidato à reeleição Bruno Reis (União Brasil) destacou os dados positivos em geração de emprego da capital baiana, que inclusive contribuíram para que a Bahia não tivesse um resultado ainda pior neste quesito em 2024. O gestor, que participa na noite desta quinta-feira (8) do debate realizado pela TV Band Bahia, lembrou que o município, sozinho, foi responsável por 44% dos postos de trabalho criados em todo o estado neste ano.
Bruno citou o número de postos de trabalho criados na capital baiana e que podem ser conferidos no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), levantamento feito mensalmente pelo Ministério do Trabalho. “Pega o Caged de agora, do primeiro semestre de 2024. Salvador registrou um aumento de 164% quando comparado com o mesmo período de 2023. Sabe quanto a Bahia cresceu? Apenas 9%. A União, 25%”, disse.
O prefeito lembrou que a Bahia é, há muitos anos, o estado com o maior número de desempregados segundo o IBGE, e que a culpa disso é do Governo do Estado, que há 18 anos é governado pelo PT, partido que avalizou a candidatura de Geraldo Júnior (MDB). “Até porque essa é uma questão macroeconômica. Salvador vem fazendo além das suas atribuições. Nós geramos 44% dos empregos da Bahia neste ano de 2024”, disse.
“É uma vergonha esse estado. Campeão de analfabetismo, campeão da violência, campeão em número de pobreza. 50,5% das pessoas na Bahia estão abaixo da linha de pobreza. E aí vem um candidato falar, o mesmo que até pouco tempo elogiava tudo o que a gente fazia. Dizendo que a nossa gestão é a melhor do Brasil, que é uma gestão transformadora”, completou Bruno Reis.