Evento tem como objetivo divulgar ao trade turístico nacional os atrativos da alta estação na cidade
Como tem acontecido nos últimos cinco anos, Salvador lançou na noite de hoje (06), na cidade de São Paulo (SP), o calendário de Verão e as atrações de mais uma edição do Festival Virada Salvador, que acontece entre 28 de dezembro e 1° de janeiro, na orla da Boca do Rio, ao lado do novo Centro de Convenções. No total, o maior Réveillon do Brasil terá 25 atrações nos cinco dias de programação, cuja grade ainda será detalhada pela Empresa Salvador Turismo (Saltur).
O evento, realizado na Casa das Caldeiras, contou com a presença do prefeito da capital baiana, ACM Neto, do secretário municipal de Cultura e Turismo, Cláudio Tinoco, e do presidente da Saltur, Isaac Edington, além de representantes do trade turístico brasileiro, outras autoridades e personalidades do mundo artístico local e nacional. Na ocasião, foi lançada a campanha promocional do Verão soteropolitano, com o tema “Misture-se”, apresentando a diversidade de ritmos e de tribos como o diferencial da primeira capital do Brasil.
“Salvador está ainda mais preparada para receber os turistas para os festejos de final de ano e durante todo o Verão. Esperamos até 100% de ocupação hoteleira no Festival Virada Salvador e índices excelentes durante toda a alta estação. A expectativa do setor hoteleiro e também do de bares e restaurantes é o melhor possível, o que representa crescimento para a cidade. Esses setores também estão investindo em qualificação de pessoal para receber ainda melhor os visitantes”, disse ACM Neto.
O prefeito lembrou que a estratégia de lançar o calendário de Verão e o Réveillon de Salvador em São Paulo tem rendido frutos positivos para a cidade a cada ano, com a geração de emprego e renda via aquecimento do turismo. Somente na última virada de ano, o setor hoteleiro registrou uma média de ocupação de 87,80%. Esses turistas tiveram como origem, principalmente, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e Distrito Federal.
Réveillon – O Festival Virada Salvador terá mais de 70 horas de música e estimativa de público de dois milhões de pessoas nos cinco dias de evento. Entre os nomes já confirmados estão Iza, Claudia Leitte, Vintage Culture, Bell, Matheus & Kauan, Saia Rodada, Durval, Paralamas, Anitta, Luan, Simone e Simaria, La Furia, Igor Kannário, Harmonia, Alok, Gusttavo Lima , Wesley Safadão, Psirico, Lincoln & Duas Medidas, Denis DJ, Léo Santana Ivete (que mais uma vez fará a contagem regressiva), Jorge e & Mateus, Xand Avião, Saulo e Daniela Mercury.
“É uma verdadeira mistura dos grandes nomes nacionais. O Festival Virada Salvador leva cerca de 500 mil turistas à capital, ocupa praticamente todo o setor da hoteleira e injeta mais de R$ 500 milhões na economia da cidade”, disse Isaac Edington, acrescentando que o evento terá ainda show com o uso de drones, roda-gigante, tirolesa, vila gastronômica e feira criativa com produtos típicos da Bahia.
Ensaios e festas – Vale lembrar, no entanto, que o Verão de Salvador já começa em novembro. São dezenas de ensaios, festas e eventos realizados pelos músicos e artistas que estão se preparando para o Carnaval. Além disso, de dezembro a fevereiro a cidade realiza 13 grandes festas populares, a exemplo da Lavagem de Itapuã, Yemanjá e a tradicional Lavagem do Bonfim. Essas três festas juntas atraem mais de 1,5 milhão de pessoas para as ruas da capital baiana.
Carnaval – O ápice do Verão na Cidade da Música, título que Salvador ganhou da Unesco, é o Carnaval, a maior festa de rua do planeta. São 10 dias de agito, mais de dois milhões de pessoas por dia, centenas de apresentações em trios elétricos, sete circuitos oficiais e cerca de dez palcos espalhados pela cidade.
Durante o evento em São Paulo, que ainda terá shows de Saulo e Banda Eva e convidados como Daniel Vieira, Silva, Márcio Victor e Daniela Mercury, foi divulgado o nome de uma nova marca que se une à Prefeitura para apoiar a realização do Carnaval: a Veloe, que irá atuar para melhorar a mobilidade durante a festa.