Salvador lidera ranking entre as capitais do Nordeste em qualidade da informação contábil

Salvador ocupa a primeira posição entre as capitais do Nordeste em qualidade da informação contábil e fiscal, segundo o Ranking de Competitividade dos Municípios do ano de 2022, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CPL). O levantamento analisou dados de 415 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes e visa contribuir para a atuação de gestores públicos.

O indicador, que avalia o funcionamento da máquina pública, tem como base os dados fiscais e contábeis enviados pelos municípios através do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Sincof) e da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). O índice tem o intuito de avaliar e fomentar a qualidade dos materiais enviados pelas administrações municipais. Já na categoria Instituições, a capital baiana subiu 40 posições devido à melhora da taxa de investimento.

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRCBA), André Luís Barbosa, destaca os resultados obtidos pela capital. “Ao alcançar a liderança do ranking no Nordeste, Salvador prova que esse resultado é reflexo de esforços dos profissionais contábeis na busca pela qualificação profissional. Em 2021, o CRCBA realizou 79 eventos de qualificação profissional, todos gratuitos, e capacitou aproximadamente 30 mil participantes. Neste ano, seguimos com uma programação de qualificação profissional intensa, disponível em nosso site a todos os profissionais e estudantes de contabilidade. Isso é resultado de uma gestão com responsabilidade e compromisso com todos os profissionais contábeis envolvidos”, afirma.

Salvador se destacou também no quesito econômico, subindo 44 posições comparado ao ano de 2021. A posição alcançada pela capital se deve à geração de novos postos de trabalho. Segundo dados divulgados pelo Cadastro de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho e Previdência, a cidade gerou 24.662 vagas de emprego formais no acumulado de 2022, registrando o melhor desempenho dentre as capitais do Norte e do Nordeste e o 6º melhor no cenário das capitais brasileiras.

Foto: Valter Pontes/Secom