“Salvador mostra mais uma vez que é exemplo pra Bahia”, diz Tinoco sobre Índice de Educação à Distância da FGV

Salvador ficou em 1º lugar no Brasil dentre as capitais no Índice, enquanto estado teve nota zero

O vereador Claudio Tinoco (Democratas) cobrou do governo do estado, nesta sexta-feira (19), a implantação de uma Educação à Distância de qualidade, assim como implantado em Salvador durante a pandemia do coronavírus. Um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas, o Índice de Educação à Distância, e divulgado nesta quinta-feira (18), apontou que Salvador teve o primeiro lugar no Índice entre as capitais do país. 

“Salvador mostra mais uma vez que é exemplo pra Bahia. O próprio estudo destaca que Salvador implantou um plano de qualidade alta para o EAD, o que não foi acompanhado pelo governo do estado. Infelizmente, essa é a realidade que encontramos”, afirmou o vereador Claudio Tinoco.

A média do EAD para as capitais do Brasil foi de 1,6. Salvador obteve a nota de 5,09684, a maior dentre as capitais do país. A média para os estados do país foi de 2,38 e a Bahia ficou com nota zero, já que não apresentou plano algum durante a pandemia.

“Isso é uma vergonha. Somos o único estado sem aulas à distância durante a pandemia e o único também a não apresentar nenhum plano para a aula à distância. E como ficam as nossas crianças?”, disse o vereador Claudio Tinoco.

Durante a pandemia do coronavírus, a Prefeitura de Salvador distribuiu 33 mil chips de internet para gestores e alunos para que eles navegassem gratuitamente para acessar as aulas virtuais da plataforma Escola Mais, criada pela Secretaria de Educação. Teleaulas também foram realizadas pela Prefeitura de Salvador através dos canais 4.2 e 4.3 na TV aberta.

“Salvador teve um planejamento considerado de alta qualidade pela FGV, o maior do país dentre as capitais. Temos, agora, que retomar essas aulas e planejar a retomada das aulas presenciais da melhor forma”, afirmou o vereador Claudio Tinoco.