A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove, durante esta semana, um calendário de ações de prevenção e conscientização sobre a diabetes, doença que atualmente afeta 13 milhões de brasileiros. A intenção da pasta é conscientizar a população sobre a prevenção do diabetes tipo 2, que pode ser evitada por meio de hábitos saudáveis, e promover o diagnóstico precoce do tipo 1, que é autoimune.
As ações, que incluem rodas de conversa, distribuição de material educativo, realização de glicemia capilar, atividades físicas, orientação nutricional e abordagens sobre o autocuidado, serão realizadas em 69 postos de saúde da capital baiana. Na manhã desta quarta-feira (13), por exemplo, as equipes estiveram na Unidade de Saúde da Família (USF) de Pituaçu.
Moradores do bairro que estavam na USF tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra conduzida por uma médica, uma enfermeira e agentes comunitários de saúde, que utilizaram cartazes e materiais educativos para enfatizar a importância de uma alimentação saudável e de consultas periódicas. Também foi discutido como o diabetes pode levar a complicações graves, como cegueira ou problemas renais, especialmente quando descontrolado, o que pode resultar em condições irreversíveis.
“Estamos sempre realizando essas ações, esclarecendo a comunidade sobre a importância do autocuidado. No caso do diabetes, não é diferente, pois é uma doença crônica e silenciosa. Muitas vezes, quando ela se manifesta no organismo, já está em um estágio avançado”, comentou a gerente da USF de Pituaçu, Marlene Souza Santos.
Ações continuadas – Marlene destacou ainda a importância das ações da pasta para a comunidade na promoção da conscientização sobre saúde. Neste mês, a SMS também se dedica a ações em prol do cuidado com o homem.
“Sabemos que estamos ajudando a transformar a vida das pessoas, pois recebemos retorno, como quando os pacientes pedem materiais informativos para levar aos vizinhos ou familiares. Isso é um sinal de que nosso trabalho tem impacto”, completou a gerente.
Conhecimento – A lavadeira Marinalva Francelina dos Reis estava presente na unidade de Pituaçu quando teve início a palestra. Diabética, ela não sabia que nesta quarta-feira aconteceria a ação sobre a prevenção e cuidados com a doença.
“Eu não sabia que era diabética e, quando soube, não acreditava. Achava que a médica estava inventando. Depois me acostumei e aceitei que estava doente. Se eu não tivesse diabetes, ela não teria pedido tantos exames de sangue seguidos. Eu nem sabia que tinha palestra aqui, foi uma surpresa, mas adorei”, contou.
Odmilson Gomes, que é administrador de igreja, estava na USF acompanhando a sogra, que foi realizar exames médicos. Ele elogiou a ação de conscientização conduzida pela equipe da SMS.
“A informação permite que as pessoas saibam o que precisam fazer. Participar de palestras como essa é enriquecedor. Não só sobre saúde, mas também para outras pessoas que, às vezes, ignoram essas informações. Foi muito útil”, pontuou.
“Uma informação que achei fundamental foi sobre a alimentação. A gente tem o mau hábito de pensar assim: ‘Ah, caminhei essa semana, então mereço uma feijoada’. E isso é o início de muitas doenças. Vou passar a ter mais cuidado com a alimentação e me empenhar mais na atividade física”, prometeu Gomes.