Residentes do programa Vila Sul trazem novos olhares para a urbanização de Salvador
Salvador recebe três artistas-pesquisadores internacionais com foco em urbanidades para um intercâmbio cultural através do programa de residências Vila Sul do Goethe-Institut Salvador-Bahia. Durante dois meses, o alemão Stephan Lanz, a canadense Gabrielle Lebeau e a brasileira radicada na Alemanha, Ana Paula Santos, irão explorar e interagir com a cidade, trazendo perspectivas únicas de suas áreas de atuação.
Interessado em documentar as transformações urbanas de uma das principais avenidas de Salvador, Stephan Lanz através das lentes de sua câmera irá registrar a Avenida Sete de Setembro. “É uma via fascinante, que começa com intenso movimento comercial, passa por uma área residencial de alta classe no Corredor da Vitória e termina em uma praia histórica e popular”, comenta Lanz.
Gabrielle Lebeau, por sua vez, está no processo de finalização de seu novo livro, que aborda o dilema das mulheres em situação de rua. “Apesar de o processo de construção do livro estar no final, pretendo visitar casas de acolhimento em Salvador para compreender as semelhanças e diferenças das mulheres em situação de rua em Vancouver e aqui”, explica a escritora canadense.
Artista e pesquisadora brasileira radicada na Alemanha, Ana Paula Santos, vê paralelos entre Salvador e Gana, onde recentemente visitou o Castelo de Elmina, um local histórico de pessoas escravizadas que eram enviadas para a América. “Em minha viagem a Gana, fiz uma série de fotos em preto e branco. Chegando a Salvador, notei muitas semelhanças na paisagem e nas pessoas. Pretendo repetir essa série aqui e talvez criar uma instalação artística que simbolize uma ‘porta de chegada'”, diz Santos, referindo-se simbolicamente à ligação histórica entre os dois locais.
Sobre o programa de residência artística Villa Sul
Oficialmente inaugurada em novembro de 2016, a Vila Sul é a terceira residência artística no âmbito geral das 150 unidades do Goethe-Institut existentes no planeta, e primeira e única da rede no “sul global”, abaixo da Linha do Equador. A sua proposta é fortalecer interlocuções entre o Brasil e demais países do hemisfério sul a partir da presença de artistas de todo o mundo, genuinamente interessados em perspectivas sociopolíticas e culturais desta metade do planeta.
Sobre o Goethe-Institut:
O Goethe-Institut é um instituto cultural da República Federal da Alemanha, fundado em 1951, que se dedica a fomentar o diálogo entre culturas e é a maior instituição de ensino de alemão no mundo. Com uma rede de 150 unidades em 98 países de todos os continentes, o Goethe-Institut Salvador-Bahia, criado em 1962, promove a aprendizagem da língua alemã, divulga uma imagem abrangente da Alemanha e realiza colaborações locais, nacionais e internacionais na área da cultura, com numerosos parceiros públicos e privados.