Iniciativa da Associação de Hospitais e Serviços de Saúde da Bahia (Ahseb), seminário “Transformando Dados em Saúde acontece amanhã, 18, no Mundo Plaza, das 8h às 17h, com palestrantes de reconhecimento nacional e internacional
A Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (AHSEB), realiza amanhã, 18, no Edf. Mundo Plaza Business Center, o seminário “Transformando Dados em Saúde”. Entre 7h30 e 17h30, a programação incluirá palestras, painéis, apresentação de cases e debates sobre inovação, pesquisa e novos serviços voltados para a otimização de dados no cuidado e em benefício da população brasileira.
Voltado para dirigentes e equipes de clínicas, hospitais e instituições de saúde, o seminário abre as portas às 7h30 para credenciamento e, às 8h30, inicia sua primeira palestra “Do caos dos dados à clareza do conhecimento: abordagens inovadoras para a seleção de informações na era do big data”, que será apresentada pelo médico cardiologista Cristián Madoery, diretor na América Latina da Clarivate.
A segunda palestra “Inteligência Artificial em Saúde” será do professor de Inteligência Artificial em Saúde na USP, Alexandre Chiavegatto Filho, e promete ser uma das mais aguardadas ao abordar a inteligência artificial como via para analisar grandes volumes de dados de saúde em tempo real, ajudando os médicos a identificar padrões e tendências que podem indicar problemas de saúde ou alertar sobre riscos potenciais.
O turno da tarde será aberto com a palestrante Karla Lima Aleluia, coordenadora de Analytics, Processos e Inovações da Santa Casa da Bahia. Com o tema “Como a Santa Casa da Bahia se prepara no uso de dados para a tomada de decisões”, ela vai falar um pouco sobre o trabalho que realiza na Santa Casa com a experiência que tem como Mestre em Computação aplicada ao Negócio pela Universität Paderborn-Alemanha, e especialista em Data Science & Analytics pelo Senai/Cimatec.
Entre os convidados, vale destacar também a presença de Jackson Venâncio de Barros, Healthcare Specialist da Amazon, que trará sua expertise em tecnologia e inovação para o setor de saúde com a palestra “Como a computação em nuvem pode desbloquear o potencial dos dados de saúde”, que acontece às 14h40.
“A Ahseb tem trazido temas muito importantes para a sustentabilidade do setor de saúde através dos seus seminários. Esse agora trata de um assunto fundamental para construção de um futuro que já se mostra presente. A transformação tem sido muito rápida e nós precisamos cada vez mais estar inseridos e aproveitar uma gama de dados e informações tão importantes para cuidar de forma mais personalizada da saúde dos indivíduos, trazendo conteúdo diferenciado para o staff das instituições de saúde da Bahia”, afirma Mauro Adan, presidente da Ahseb.
Com uma equipe de especialistas renomados, o seminário “Transformando Dados em Saúde” da Ahseb promete ser uma oportunidade única para discutir o futuro da saúde no Brasil e no mundo, e como a tecnologia e a análise de dados podem contribuir para uma gestão mais eficiente e um cuidado mais humano e personalizado. Ao fim de cada turno, um painel de debate será aberto para participação do público presente.