A campanha Outubro Rosa será celebrada em Salvador com uma programação especial promovida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A intensificação das ações, durante todo o mês de outubro, tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce dos cânceres de mama e de colo do útero.
Diferente dos anos anteriores, devido a pandemia pelo Coronavírus, o Dia D do Preventivo/Papanicolau realizado nas Unidades Básicas de Saúde dos 12 Distritos Sanitários, será ofertado exclusivamente por agendamento prévio nas unidades de saúde. Visando evitar aglomerações não será possível o atendimento por demanda espontânea.
A estratégia irá ofertar consultas médicas e de enfermagem para exame clínico das mamas e encaminhamento de mulheres da faixa etária preconizada para realização de mamografias.
Serão desenvolvidas ainda, testagens rápidas para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), dispensação de preservativos masculino, feminino e lubrificantes, além de atividades educativas sobre a temática, contemplando também a discussão acerca da saúde integral da mulher com orientações nas salas de espera das Unidades Básicas de Saúde.
O secretário municipal da Saúde, Leo Prates reforçou que a prevenção é a melhor forma de evitar doenças como câncer de mama. “É importante por ser uma estratégia de mobilização social que contribui para conscientizar a população sobre a importância da prevenção dos cânceres de mama e do colo do útero, e do diagnóstico precoce destas doenças. Estamos reunindo todos os esforços nestas ações para que tenhamos um Outubro Rosa repleto de conscientização, prevenções e resultados”, afirmou o gestor.
Hospital Municipal – A partir da próxima segunda-feira (05), o HMS disponibilizará para os Distritos Sanitários de Itapuã, Cajazeiras e Pau da Lima, 35 exames por dia de ultrassonografias, sendo 20 marcações de USG de mamas e 15 marcações de USG transvaginal. Os atendimentos acontecerão de segunda a sábado no turno da manhã e terças e quintas-feiras no turno da tarde.
A mulher que tiver interesse no serviço deve se dirigir à Unidade Básica de Saúde mais próxima para realizar a marcação através do sistema Vida +.
Mamografias – Entre janeiro e agosto, a Secretaria Municipal da Saúde ofertou 93 mil exames de mamografia. Desse montante, 62 mil foram agendados e apenas 34 mil mulheres compareceram para realizar efetivamente o procedimento.
O câncer de mama já vitimou 178 mulheres na capital baiana de janeiro a setembro de 2020, em comparação ao mesmo período do ano passado houve uma redução de 35% nos óbitos, quando 276 pessoas faleceram em decorrência de complicações da doença.