Secretaria de Mulheres do PT Bahia realiza Encontro de pré-candidatas neste domingo (16)

A Secretaria de Mulheres do PT Bahia vai realizar neste domingo (16), no hotel Fiesta, em Salvador, o Encontro de pré-candidatas para as eleições municipais deste ano. Realizado após a Conferência Eleitoral do PT, que ocorrerá na sexta-feira (14) e sábado (15), também no Fiesta, o Encontro de pré-candidatas terá programação das 09 às 18 horas, com diversos temas, para estimular uma maior participação das mulheres na política e nos espaços de poder e preparar as postulantes aos cargos de prefeita, vice-prefeita e vereadora para o pleito de 2024.

A expectativa da secretária de Mulheres do PT Bahia, Liliane Oliveira, é que esse evento possa, junto à Conferência Eleitoral, ajudar a organizar as pré-candidatas petistas e as chapas das mulheres para a disputa de 2024. “Essa preparação passa pela construção das diretrizes do programa de governo, que é a mesa ‘A Cidade que queremos para as mulheres’, para refletir sobre qual modelo vamos disputar a sociedade, porque eleição não é só um debate sobre votos, mas sobre rumos que a gente quer e sobre esperanças”.

As estratégias para enfrentar a violência política de gênero será outro tema abordado no Encontro, já que esse tipo de abuso deve se acirrar no período eleitoral, destaca Liliane. “Isso deve ocorrer tanto pelas ferramentas das novas tecnologias, mas também pelo que há de mais arcaico, que é a expressão do machismo e do patriarcado, sobre a lógica e a ação violenta contra as mulheres que a todo custo tenta nos dizer que que o espaço público não nos pertence”, disse a secretária, ao destacar que serão debatidas coletivamente as estratégias e saídas para superar e enfrentar a violência política de gênero.

No encontro, também serão debatidos os desafios das eleições, ouvindo representações e o conjunto das forças políticas, das secretarias municipais, de parlamentares e dirigentes que contribuem para fomentar a maior participação feminina na política. “A gente teve um aumento expressivo no número de pré-candidaturas em relação a 2020. A expectativa é que com o projeto Elas por Elas, do PT, possamos dar conta de temas da formação política e do preparo para as eleições e assim a gente possa dar acompanhamento e monitorar nossas pré-candidaturas para eleger o maior número de companheiras. E com isso, vamos fortalecendo a ação das mulheres no partido, o papel da gente na democracia, porque não existe democracia sem a presença e a participação das mulheres”, ressaltou.

A dirigente acrescentou o momento oportuno que o Brasil e a Bahia vivem, com as gestões do presidente Lula e do governador Jerônimo Rodrigues, que tentam fortalecer as políticas públicas, os direitos e a cidadania das mulheres. “Isso passa majoritariamente por dialogar, construir, focar as ações para a vida das mulheres, porque estamos falando da maioria da sociedade. E nós do PT, da Secretaria de Mulheres, da Escola Zezéu Ribeiro de Formação Política e a nossa Executiva, somos muito comprometidos em construir novas lideranças, fazer um processo de renovação política e apresentar um projeto de transformação nos programas de governo que os petistas querem para as cidades da Bahia”, concluiu Liliane.

Foto: Divulgação