Secretaria de Saúde de Juazeiro oferece tratamento com fonoaudiólogo na reabilitação da comunicação de pacientes

Os pacientes de Juazeiro que apresentam alguma sequela neurológica, síndromes, malformações, entre outros, e que isso interfira na comunicação podem ter acesso, entre outros profissionais, ao atendimento com fonoaudiólogo. O serviço fornecido pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), é realizado no Centro Regional de Prevenção, Reabilitação e Inclusão Social (CERPRIS) e também pelo Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB).

 

A fonoaudiologia é a ciência que trabalha com a comunicação, portanto, alterações, aperfeiçoamento, diagnóstico e tratamento relativo à comunicação do paciente é tratado com o profissional fonoaudiólogo. O Cerpris dispõe de dois profissionais que atendem crianças e adultos. “Os pacientes que chegam ao Cerpris apresentam algum problema de fala, de mastigação, na comunicação, de voz e essas alterações afetarão o indivíduo que está comunicando. Então o fonoaudiólogo trabalha na reabilitação e habilitação, de acordo com cada necessidade, junto à equipe multidisciplinar, para estar incluindo o quanto antes o paciente na vida social”, disse a diretora do Cerpris, Verônica Pesqueira.

 

A fonoaudióloga, Lídia Soares, é uma das profissionais do Cerpris. Ela trabalha com os pacientes adultos que precisam da terapia relativa à fala. “Os pacientes que sofrem uma sequela neurológica chegam com dificuldade em duas áreas: motora e cognitiva. O trabalho é estimular as funções com destes pacientes”, disse Lídia.

 

Um dos pacientes atendidos por Lídia é o senhor Sérgio Abreu. Ele foi diagnosticado com esclerose múltipla e faz acompanhamento com fonoaudióloga no Cerpris. “Até beber água eu tinha dificuldade. Depois que comecei a fazer as atividades com ela, fui melhorando”, disse Sérgio.

 

Além do serviço oferecido na Rede Especializada da Sesau, também há profissional fonoaudiólogo disponível na Atenção Básica, pelo Nasf-AB. Os pacientes que necessitam de terapia com este profissional podem buscar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e, caso necessário, o médico da unidade realizará o encaminhamento.

 

Dia do Fonoaudiólogo

 

O Dia do Fonoaudiólogo é celebrado em 9 de dezembro. A data celebra estes profissionais que são responsáveis pelo cuidado, estudo e prevenção das doenças e distúrbios da linguagem humana, através da audição, fala e escrita.