O I Congresso Nacional de Etnovivências e Enfrentamento à Crise Climática foi aberto, na última sexta-feira (26), na Reserva Pataxó da Jaqueira, em Porto Seguro, na zona turística Costa do Descobrimento. Na oportunidade, instituições que contribuem para o desenvolvimento das comunidades indígenas foram homenageadas, entre elas, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA).
“É uma honra para a nossa equipe ter esse reconhecimento, o que nos motiva ainda mais a dar continuidade ao trabalho pelo incremento do etnoturismo na Costa do Descobrimento, sempre dialogando com as lideranças indígenas”, declarou a chefe de gabinete da Setur-BA, Giulliana Brito, presente na solenidade de abertura.
O seminário é uma iniciativa do Instituto Pataxó de Etnoturismo e dos ministérios dos Povos Indígenas e do Turismo, com o apoio do Governo da Bahia. As atividades seguem até esta terça-feira (30), discutindo a melhoria da qualidade de vida nas aldeias e preservação do meio ambiente.
Ainda na sexta, em Salvador, na zona turística Baía de Todos-os-Santos, a Setur-BA foi homenageada, também, pelo site São João na Bahia, na premiação dos melhores dos festejos juninos 2024, realizada na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em Piatã.
Na capital, a pasta estadual do turismo também participou, no domingo (28), do 6º Festival de Acarajé, na praça da Cruz Caída, no Centro Histórico. No evento, promovido pela Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Mingau e Receptivo (Abam), foi lançado o jogo digital que conta a história do famoso bolinho baiano, em parceria com o Instituto Federal da Bahia (Ifba). No mesmo dia, no Santo Antônio Além do Carmo, aconteceu o evento cultural Ocupação 377, com incentivo da secretaria.
A agenda do domingo seguiu na Costa do Cacau, onde houve o terceiro e último dia do Encontro de Carros Antigos, na avenida Beira Rio, em Itabuna, que teve o patrocínio da Setur-BA. Cerca de 20 mil pessoas de diversos municípios baianos circularam pelo espaço, com exposição de 170 carros, shows, sorteio de brindes e feira de adoção de animais.
Já na Costa dos Coqueiros, o 6º Camaçari Open de Xadrez marcou a despedida do fim de semana, no Boulevard Shopping, reunindo 150 jogadores e árbitros da Bahia, Ceará e Alagoas, valendo pontuação no ranking internacional. O vencedor foi o jovem baiano Benício Bulhões, 15 anos, que desbancou o veterano Jayme Miranda, 41 anos, de Alagoas.