Segundo a CODESAL, importante via de tráfego em Salvador continua interditada

As fortes chuvas que ocorreram nesta terça-feira (9) em Salvador, causaram vários transtornos na cidade, onde um escorregamento de terra na Ladeira da Montanha, que deixou algumas pedras instáveis na encosta, foi o destaque.

Na oportunidade a Prefeitura de Salvador, através da Defesa Civil (CODESAL), interditou a localidade por risco de deslizamentos e desabamentos na região.

Trabalhos iniciados ainda no dia de ontem continuam e deixam a Ladeira da Montanha ainda interditada, levando a CODESAL à emitir nota, nesta tarde de quarta-feira (10).

[Nota]

A Ladeira da Montanha continua interditada devido a um escorregamento de terra que ocorreu ontem e deixou algumas pedras instáveis na encosta. A Codesal decidiu interditar a via de maneira preventiva, para realizar uma análise de risco mais detalhada.

No ano passado, três casas, pertencentes à Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), desabaram no local, o que provocou a suspensão do tráfego naquela via. Na oportunidade, a Conder ficou de fazer a estabilização da encosta.

Para acelerar o processo, técnicos da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas de Salvador (Seinfra) fizeram o projeto executivo de estabilização da encosta e estavam aguardando a liberação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para, assim, garantir a segurança de quem trafega pelo local. Contudo, a intervenção ainda não foi iniciada.

“Técnicos da Codesal vão proceder a nova avaliação da segurança da via, mas o ideal é que a estabilização seja feita o mais rápido possível. Já fizemos as notificações cabíveis para que o órgão responsável possa realizá-la”, informa o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

As ocorrências podem ser acompanhadas em tempo real no link http://www.codesal.salvador.ba.gov.br/index.php/boletins

*Previsão do tempo*

Amanhã, quinta-feira (11/05), a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas a moderadas e não se descarta a possibilidade de chuvas fortes. Há risco para alagamentos e deslizamentos de terra.

*Acumulados de chuva*

No período de 24 horas (dados atualizados às 16h40), os maiores acumulados de chuvas foram registrados em Cajazeiras VIII (31,8mm), Nova Esperança (29,2mm), São Marcos (28,6mm), Cajazeiras VIII (26,4mm) e Pau da Lima (25,8mm).

Ressalta-se que, com a previsão de continuidade de chuvas, há risco para alagamentos e deslizamentos de terra.

As informações são do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador.

*Plantão*

A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.

*ASCOM CODESAL*
10/05/2023

Foto:Divulgação/widelg