Segurança: Blitze do Alerta Celular orientam motoristas em Juazeiro

Durante abordagens de rotina, os PMs de unidades de policiamento ostensivo tiraram dúvidas sobre o sistema.

As unidades de policiamento ostensivo de Juazeiro iniciaram Blitze educativas para orientar a população local sobre a importância  do cadastro no Alerta Celular da Secretaria da Segurança Pública. Durante as ações, panfletos explicativos  foram entregues aos condutores.

Ao longo do dia, policiais da 73ª, 74ª, 75ª e 76ª Companhias Independentes de Polícia Militar (CIPMs)  distribuíram os informativos e tiraram dúvidas dos motoristas que trafegavam em diferentes vias da cidade.

Em todo o estado, a 75ª lidera o ranking de verificações de aparelhos com restrição através do Alerta Celular. “É uma excelente iniciativa que nos ajuda a reduzir os crimes e a devolver os bens para o cidadão que teve prejuízo. Continuaremos com o reforço para aumentar ainda mais o número de cidadãos com celulares inscritos no Alerta na região norte”, frisou o comandante da unidade, major Éderson da Silva Cirne.

Mais de 30 mil baianos já aderiram ao Sistema, lançado em 2021, que tem o objetivo de identificar os proprietários e devolver os itens recuperados pela polícia, bem como responsabilizar quem adquire produtos provenientes de furtos e roubos.

A major Raquel Reis Soares de Souza, coordenadora  de Planejamento Operacional e Decisões Estratégicas (CPODE) do Comando de Policiamento da Região Norte (CPRN), reforçou que as unidades integrantes do CPRN permanecem empenhadas em disseminar o serviço e instruir a população. “O Alerta Celular é uma importante ferramenta a serviço do cidadão para a prevenção e repressão do delito, unindo forças com os órgãos de segurança pública, utilizando os benefícios da tecnologia em prol de melhores resultados de nossa atuação e da devolução do bem roubado ou subtraído, inibindo a atuação de possíveis infratores”, defende.

Após adquirir um smartphone, o proprietário deve acessar  o site alertacelular.ssp.ba.gov.br e realizar o cadastro, ao vincular  o número do IMEI do aparelho – disponível discando *#06# e na nota fiscal de compra – aos seus dados pessoais.

Após esse passo, caso o celular seja roubado ou furtado, basta entrar novamente no site, fazer o alerta e depois registrar o boletim de ocorrência numa delegacia da Polícia Civil, física ou virtual. Seguindo esse procedimento, se o aparelho for recuperado durante ações policiais, o proprietário receberá, no email cadastrado, o  informe para o resgate do item na unidade policial.

Fotos: Kelly Hosana e Márcia Santana