O reforço na segurança do comércio de Juazeiro foi pauta de uma reunião promovida pela Prefeitura nesta sexta- feira (22) e contou com a participação de representantes de diversos setores interessados. Estiveram presentes o Chefe de Gabinete, Allan Jones, que conduziu a reunião; o diretor- presidente da CSTT, Tenório Filho; o inspetor- chefe da GCM, Gilson Santos; Murilo Matos, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Juazeiro; e George Falcão, presidente da Associação dos Comerciários, além de outros servidores municipais ligados ao tema.
Entre os assuntos debatidos, estava a manutenção das câmeras de segurança da cidade e o videomonitoramento da Guarda Civil Municipal (GCM) de Juazeiro. De acordo com o Allan Jones, a pauta que envolve a segurança do comércio local e dos próprios lojistas é uma preocupação da gestão municipal e o objetivo é trabalhar para sanar algumas situações. “Nós estamos debatendo com muita seriedade essa questão do videomonitoramento que envolve a segurança pública. Nós iremos tentar, o quanto antes, publicar os procedimentos licitatórios para ter uma empresa contratada por meio de um novo documento para que haja a manutenção dessas câmeras em Juazeiro”. Ainda de acordo com o chefe de gabinete, todas as sugestões vindas dos representantes de lojistas foram consideradas para que se chegue a um resultado que satisfaça a todos.
O presidente da CDL, Murilo Matos, agradeceu a disponibilidade do município em debater o tema e oferecer soluções. “Nós provocamos esta reunião aqui no município e agradecemos a recepção. A ideia é fortalecer a segurança do comércio de Juazeiro. Estamos passando por inúmeras situações de furto e o reforço com reativação das câmeras e fortalecimento da ronda no comércio, principalmente durante a noite, vai contribuir para oferecer mais segurança ao consumidor ao circular nas ruas de Juazeiro”, disse.
A instalação de outras câmeras de segurança em pontos estratégicos da cidade, não só no comércio, também foi proposta. Isso se deve ao acordo de cooperação técnica entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a GCM de Juazeiro. A corporação recebeu uma nova viatura por meio deste acordo e, em contrapartida, a Prefeitura se comprometeu a instalar as câmeras nos pontos estratégicos, principalmente nas entradas da cidade, solicitados pela PRF. “O inspetor- chefe da GCM, Gilson Santos apresentou os benefícios da solicitação e reforçou a importância desta ação para a segurança pública. “Esse acordo de cooperação técnica é muito importante para nós que fazemos a segurança municipal e só traz benefícios para todos os setores, então, se conseguirmos cumprir até o fim do ano, como foi dito pelo chefe de gabinete, será de grande ajuda”, explicou.
Juazeiro conta, hoje, com 17 câmeras, algumas estão em funcionamento e outras não. O objetivo é viabilizar o funcionamento de todas elas, além do projeto para as novas instalações nos pontos estratégicos da cidade, como proposto pela PRF. O município se comprometeu a viabilizar, até o final do ano, a instalação dessas 15 câmeras, através de publicação de procedimento licitatório, que envolve não só os que se reuniram, mas os demais secretários do município.
Mais segurança nas ruas – Comprometida em trabalhar para que os juazeirenses se sintam mais seguros, a Prefeitura de Juazeiro, através da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte se comprometeu em aumentar as rondas nos locais, contribuindo com os resultados que serão trazidos pelo reforço no videomonitoramento.
O diretor presidente da CSTT avaliou a reunião como de grande importância, já que trouxe o olhar dos comerciantes para dentro do projeto de segurança. “Saímos daqui com sugestões muito positivas, agora é organizar o sistema de monitoramento de juazeiro, e também reforçar a segurança nas ruas com um bom efetivo e escalas mais abrangentes pelo comércio, divididos em duplas, para dar segurança aos comerciantes e população em geral”, afirmou.