Seinfra faz balanço das obras de mobilidade urbana de 2022 em Camaçari

Nos últimos anos, o município se tornou protagonista no quesito pavimentação, com a consolidação de inúmeras obras que mudaram a cara da cidade e proporcionam melhores condições de mobilidade urbana. Em 2022, as ações continuaram com grandes feitos, a exemplo das intervenções de aplicação da malha asfáltica na sede e costa, conclusão e entrega de novas pontes, bem como a entrega oficial da maior obra da história de Camaçari, que é a duplicação do Viaduto do Trabalhador.

Novas possibilidades de tráfego, estrutura de qualidade e trânsito sem congestionamento. Essas são as principais características atribuídas ao Viaduto do Trabalhador, entregue oficialmente no mês de setembro, em cerimônia com a presença de autoridades municipais. O evento marcou o compromisso da administração com a população, que recebeu da gestão o equipamento como um verdadeiro presente, antecedendo a celebração pelos 264 anos de aniversário da cidade. Composto por quatro alças, quatro ramos e duas vias marginais, o novo viaduto ainda possui ciclovia, passeio para a circulação de pedestres, iluminação em LED, sinalização horizontal, iluminação cênica, paisagismo e comunicação visual.

Neste ano, os investimentos seguiram com a consolidação de 89 pavimentações, que resultaram em 15 mil metros de malha asfáltica. Na sede, foram pavimentadas 68 ruas, que representam um pouco mais de 10.600 metros de asfalto, beneficiando os moradores dos bairros do Jardim Limoeiro, Parque das Mangabas, Parque Real Serra Verde e Parafuso. Na costa, 21 ruas receberam asfalto, distribuídas entre as comunidades de Jauá, Vila de Abrantes, Arembepe e Monte Gordo. A aplicação do material resultou em mais de 4.700 metros de novas vias, somente na orla. Dentro deste contexto, as vias também receberam meio-fio, passeios e drenagem para o escoamento das águas pluviais.

Outro grande marco deste ano, foram as entregas das pontes da Rua Bahia, no Nova Vitória, que conecta com o bairro do Natal; e a da Rua Belmonte, que liga o Camaçari de Dentro ao Phoc II. Ambas as estruturas receberam vigas pré-moldadas, passeio nas laterais da ponte para a circulação de pedestres, malha asfáltica em toda a sua estrutura, sinalização horizontal, defensas e guarda-corpo. Os instrumentos têm facilitado a vida da população, reduzindo o tempo de deslocamento e desafogando o trânsito.

As ações destinadas à mobilidade urbana, empreendidas pela administração municipal, visam estimular o desenvolvimento da cidade, a valorização das comunidades, a qualidade de vida e bem-estar da população, assim como também o crescimento econômico e social de Camaçari.