Às 15 horas de domingo(27), transmitido pela TV E, abre a 1ª rodada da segunda divisão do campeonato baiano de futebol as equipes do Grapiúna x Barcelona e, no mesmo horário, jogam
Colo Colo x Camaçariense e Camaçari x Botafogo.
Apenas seis equipes disputam a partir de domingo(27), a 52ª edição da Segunda Divisão do campeonato baiano de futebol. Apenas uma agremiação terá vaga de acesso à Série A de 2022.
A Confederação Bahiana de Futebol (FBF) aceitou as inscrições de oito equipes, mas o Galicia e o Jacobina desistiram, restando apenas três do sul do Bahia, duas da Tegião Metropolitana de Salvador e uma de Senhor do Bonfim: Barcelona de Ilhéus, Colo Colo, Grapiúna, Camaçari, Camaçariense e Botafogo.
– Histórico dos clubes-
Representando o sul da Bahia, respectivamente Ilhéus e Itabuna, o Barcelona Futebol Clube, o caçula da competição, fundado em 2019, estréia na competição. O campeão baiano da Série A 2006, o Colo Colo de Futebol e Regatas, experiente no futebol profissional, duas vezes campeão da segundona, já disputou uma vez a Copa do Brasil e as Séries D e C. Surgido do Itabuna Atlético Clube, vice na segundona em 1996 e uma passagem na Série A em 1997, o time do Grapiúna Atlético Clube, detentor de um vice campeonato da Série B, está fora das disputas profissionais há 13 anos.
Pela Região Metropolitana de Salvador, o Camaçari Futebol Clube e o Sport Clube Camaçariense, vencedoras de titulos da segundona, tentam levantar a taça de campeão da Série B 2021.
Com 106 anos de fundado, sete títulos no Baianão nos áureos tempos do século XX e seis taças de Torneio Inicio, o Botafogo Sport Clube, só em 2012 voltou ao topo do Podium com a conquista do titulo de campeão da segundona. Não resistiu à elite do campeonato e caiu novamente em 2014, onde permanece ate hoje.