Seminário Espaço Sagrado e Arquitetura Moderna será realizado nos dias 23 e 24 de abril, em Salvador

O evento é promovido pela Universidade Católica em parceria com a Paróquia Ascensão do Senhor

A Igreja Ascensão do Senhor, um clássico da arquitetura brasileira, celebra seu jubileu de ouro em 2025. Para comemorar, a Universidade Católica do Salvador (UCSal), em parceria com a paróquia, realiza o Seminário: Espaço Sagrado e Arquitetura Moderna, nos dias 23 e 24 de abril, das 18h às 21h, na igreja. As inscrições podem ser feitas no Sympla. https://www.sympla.com.br/evento/seminario-espaco-sagrado-e-arquitetura-moderna/2847283

Inaugurado em 1975, no Centro Administrativo da Bahia, o templo foi projetado pelo arquiteto João Filgueiras Lima, o Lelé, internacionalmente conhecido. A obra revela a sensibilidade de Lelé ao projetar, tanto pela escolha do local onde se implantou a edificação, integrando-se à topografia, quanto pela qualidade dos materiais empregados, como concreto, vidro, madeira e pedra.

De acordo com o pároco, padre Manoel de Oliveira Filho, a igreja Ascensão do Senhor é um marco da beleza e da arte que nasce da fé de quem a desejou e da espiritualidade infusa de quem a projetou. “Lelé, mesmo se declarando um ateu, teve a sensibilidade de perceber o que era sagrado para o povo que ali celebraria os sacramentos e, portanto, a fé.”, diz.

As pétalas do teto, dispostas segundo um helicóide ascendente em forma leve de espiral, representam a identidade missionária da igreja. “Uma igreja simples, singela e digna como todo templo católico”, essa foi a proposta que norteou a criação da Igreja da Ascensão do Senhor, que contou com a criatividade de Lelé, e o apoio reflexivo do frei dominicano Mateus Rocha.