Na quarta-feira (18), a Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) participou de reunião com o Governo do Estado da Bahia para melhorias na segurança pública estadual. O Secretário Nacional de Políticas Penais, Rafael Velasco, esteve presente na reunião que contou com o Governador Jerônimo Rodrigues, o Vice-Governador da Bahia, Geraldo Júnior, o Secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, José Antônio Maia Gonçalves, o Secretário de Justiça, Direitos humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins e o Secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner.
A comitiva da SENAPPEN foi composta também pelo Diretor de Inteligência Penitenciária, Abel Barradas, e o Diretor do Sistema Penitenciário Federal, Cristiano Torquato.
A Secretaria Nacional de Políticas Penais tem grandes parcerias firmadas com o sistema penitenciário bahiano, atualmente, há 7 convênios ativos, com investimentos de mais R$ 5 milhões de reais do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) nas áreas de saúde, trabalho, alternativas penais, patronato, assistência jurídica e estruturação de inteligência penitenciárias. Os investimentos podem ser acompanhados pelo Painel Instrumentos de Repasse do Funpen, disponível no site da SENAPPEN. O objetivo é ampliar o apoio e cooperação da Secretaria Nacional para o sistema penitenciário bahiano.
Unidades prisionais visitadas – No dia da reunião com o Governo do Estado da Bahia a comitiva da SENAPPEN fez também visitas técnicas em unidades prisionais do Complexo penitenciário da Mata Escura acompanhados pelo Secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado Bahia, José Antônio Maia Gonçalves. Na quinta-feira (19), também visitaram o Presídio Salvador, a Penitenciária Lemos De Brito e a Unidade Especial Disciplinar-UED. Durante a tarde a visita seguiu para o Conjunto Penal de Feira de Santana. O objetivo é verificar as condições de infraestrutura e acompanhar a logística de segurança das unidades.
Foto: Taiana Belmonte