Sento-Sé esteve representada no XX Fórum Estadual da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação

O Secretário Municipal de Educação de Sento-Sé, juntamente com a Coordenadora dos anos finais da rede municipal, Giselda Carvalho, participaram no período de 3 a 5 de abril, em Salvador, do XX Fórum Estadual da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-BA).

Com o tema “Olhares sob o fazer da gestão educacional pública municipal para a garantia da equidade e qualidade da aprendizagem – gestão educacional municipal no contexto inclusivo: protagonismo e inovação”, o evento teve como foco o debate para temas como: financiamento da educação pública, currículo, avaliação externa e gestão escolar.

Segundo o secretário Jeorge Ribeiro, participar do evento foi de extrema importância, uma vez que é um dos principais eventos da educação na Bahia. “Foi um excelente evento, bateu recorde de inscritos, trouxe abordagens importantes e necessárias para o momento que vivenciamos na educação, como a recomposição da aprendizagem, saúde emocional, formação continuada para professores, diretores, coordenadores pedagógicos e demais profissionais da educação, uso da tecnologia nas escolas e principalmente a troca de experiência entre os secretários de outros municípios e regiões do estado da Bahia” assinalou o secretário acrescentando que sai do evento reabastecido “e cheio de expectativas boas para os rumos da educação de nosso município, a Undime faz esse importante papel de apoiar os municípios e nos mostrar os melhores caminhos a serem trilhados para conquistar uma educação de equidade e qualidade”, afirmou Jeorge Ribeiro.

Para Giselda Carvalho o evento trouxe temas de suma importância. “Foram abordados entre estes assuntos, o antirracismo e a educação inclusiva, ou seja, uma educação que prese pela equidade e qualidade. Considerando que em Sento-Sé temos uma gestão municipal voltada para cuidar das pessoas, a educação ofertada prioriza a equidade e a qualidade. Agora, vamos compartilhar com os demais setores o que aqui discutimos procurando melhorar ainda mais a educação municipal”, disse Giselda Carvalho.

O evento – voltado para os dirigentes municipais educacionais e equipes técnicas das secretarias municipais de Educação dos 27 Territórios de Identidade da Bahia, teve a palestra de abertura ministrada pelo educador Eduardo Shinyashiki, o tema tratado foi a “Educação Socioemocional na escola: o ser e o aprender”.

Integraram ainda a programação atividades discursivas baseadas em temas que envolvem o trabalho dos dirigentes municipais e suas equipes técnicas nas áreas Administrativa e Pedagógica, além de exposições, mesas de debates e apresentação de ações exitosas dos municípios, com mediação de dirigentes de diversos municípios e territórios. Durante o fórum foram escolhidos ainda os representantes da nova diretoria da UNDIME-BA para o biênio 2023-2025.

Na parte externa do Centro de Convenções do Hotel Fiesta, local em que aconteceu o evento, os participantes puderam visitar estandes com serviço de atendimento institucional individualizado feito por técnicos do Ministério da Educação (MEC), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da União Nacional dos Conselhos de Municipais.