Com o objetivo de desenvolver ações voltadas para o fortalecimento do turismo, a Prefeitura de Sento-Sé por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (Sematur) realizou nas últimas quarta e quinta-feira (dias 12 e 13) importantes reuniões com representantes dos variados segmentos que compõem o setor.
No primeiro dia de reunião, que contou com a participação da equipe da Sematur, vereadores, e também do Presidente da Câmara de Turismo VSF/BA, Jomar Benvindo, foi discutido o planejamento da realização do IV Fórum Regional de Turismo do Vale do São Francisco, previsto para acontecer nos dias 27 e 28 de abril, tendo como o tema: Sento-Sé Capital Mundial do Bioma Caatinga e o Desenvolvimento, entre outros assuntos.
De acordo com Jomar Benvindo a sua visita a Sento-Sé teve como objetivo dar continuidade ao processo de desenvolvimento da atividade turística, sensibilizando o trade turístico, em especial empresários e comunidade. “A gestão municipal tem cumprido com o que foi pactuado, ao participar do Programa de Regionalização do Turismo, uma iniciativa do Ministério do Turismo, em especial com a municipalidade, quando traz oportunidade aos empresários de ampliarem sua receita, incluir socialmente as pessoas e ampliar a receita tributária do município, numa lógica de que, onde o turismo acontece de forma profissional”, destacou Jomar Benvindo.
Já no segundo dia de reunião, que contou com a participação de empreendedores, foram apresentadas as necessidades de cada ramo de negócios e os encaminhamentos de soluções para o desenvolvimento da atividade. “Hoje fomos visitar as ilhas para identificar as necessidades e adequações necessárias, agora estamos explicando a importância do CADASTUR, o cadastro dos empresários, que é fundamental para ter acesso as linhas de créditos, aos programas e qualificações”, explica a gerente municipal de turismo, Mariluze Amaral.
Rosângela Barbosa é proprietária de um restaurante em Sento-Sé e participou da reunião, para ela foi um momento de aprendizado. “Muito positiva, vai nos abrir importantes portas para o desenvolvimento não só do setor turístico, mas do município em geral”, disse a empreendedora.
Para a secretaria municipal de Meio Ambiente e Turismo, Tereza Rodrigues, a parceria entre o município é as outras esferas de governo é um importante passo para o avanço do setor. “Sento-Sé tem um grande potencial turístico e ao inserirmos o município no Mapa do Turismo, pesquisas e estudos para o desenvolvimento do setor serão ampliados em toda a sua diversidade. E é por isso que a prefeita Ana Passos tem se organizado e buscado investimentos para o Turismo de Sento-Sé, pois entende que o fortalecimento do turismo pode tornar o setor uma importante fonte sustentável geradora de economia, além de promover a conservação do patrimônio natural e cultural da região”. Concluiu a secretária.