Sento Sé: Prefeitura entrega mudas de árvores frutíferas à comunidade indígena

A Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e Pesca realizou na manhã desta quinta-feira (27) a doação de 100 mudas de árvores frutíferas para a comunidade indígena Atikum, que fica localizada a cerca de 50Km da sede do município. A entrega das mudas foi realizada na tribo e contou com a participação dos secretários municipais de Agricultura, Indústria, Comércio e Pesca, Sandro Jatobá, e de Turismo e Meio Ambiente, Tereza Rodrigues, da comunidade indígena e também de servidores municipais das duas secretarias.

O secretário de Agricultura, Industria, Comércio e Pesca, Sandro Jatobá, afirmou que a doação das mudas surgiu a partir de uma solicitação da comunidade e tem o intuito de promover a produção de frutas para o consumo e também comercialização na comunidade citada. “Para essa ação contamos com a parceria da Fazenda Muranaka que doou ao município as 100 mudas de mangueira que estamos entregando hoje. Esta é mais uma ação desenvolvida pela gestão municipal, através da Secretaria de Agricultura, Industria, Comércio e Pesca para fomentar o desenvolvimento da agricultura familiar no município”, afirmou o secretário acrescentando que outras ações já foram implementadas pela gestão na comunidade indígena. “Recentemente colaboramos na implantação de uma horta, bem como articulamos a perfuração e implantação de poço artesiano”, assinalou o secretário.

O pajé da tribo, João Batista da Silva, destaca a importância da doação para toda a tribo. “Cada ação desenvolvida pela gestão municipal junto a nossa comunidade faz brotar um sentimento de esperança cada vez mais forte nos indígenas Atikum. O plantio de árvores não só vai nos dar o alimento, mas também vai favorecer a captação da água da chuva, além de evitar a erosão do solo. Só temos que agradecer a prefeita Ana Passos, por todo o apoio e também ao secretário Sandro e toda sua equipe”, destacou o indígena, Batista.

 

Além de receber a doação das mudas os indígenas puderam conhecer um pouco mais sobre linhas de credito disponíveis no mercado, que foi apresentada pela Gerente Geral da Agencia Agro da Caixa Econômica Federal, Rosa Helena Oliveira.