A Prefeitura de Sento Sé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da equipe da Vigilância Epidemiológica está realizando nesta quinta (23) e sexta-feira (24) o Dia D de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação mobiliza equipes em diferentes bairros da cidade, focando na eliminação de criadouros como pneus, garrafas e outros objetos que acumulam água parada.
Nesta quinta-feira (23), a operação aconteceu nos bairros Beira Rio, Centro, Tombador, João Leopoldo, Elias Alves, Humberto Paulo e Cícero Borges. Já na sexta, será a vez dos bairros Bela Vista, São José e Cirano Sento Sé. Os moradores são orientados a deixar os itens em frente às residências ou autorizar a coleta pelas equipes da Prefeitura.
A prefeita Giselda Carvalho reforçou a preocupação da gestão com a saúde pública e destacou o compromisso com a prevenção. “Estamos atuando de forma preventiva para evitar surtos das doenças causadas pelo Aedes aegypti. Pedimos que a população colabore com as equipes e mantenha os cuidados diários para impedir a proliferação do mosquito. Juntos, podemos manter Sento Sé protegida”, destacou.
Moradora da Rua 6, no bairro Elias Alves, a empreendedora Dionea Marinho elogiou a iniciativa da Prefeitura e destacou a importância das orientações recebidas. “Achei muito boa essa ação. Recebi informações importantes que nem sabia, e agora vou redobrar os cuidados aqui em casa. Parabéns à Prefeitura pela organização”.
De acordo com o secretário municipal de saúde, Jailson Rodrigues, o trabalho tem sido intensificado nos bairros mais críticos, com ações de bloqueio e orientação. “As equipes estão empenhadas em eliminar criadouros e orientar os moradores sobre os cuidados necessários. Com a mobilização, estamos reafirmando o compromisso com a saúde e o bem-estar da população, incentivando a participação ativa de todos no combate ao Aedes aegypti. É fundamental que todos participem e nos ajudem a vencer essa batalha”, finalizou