Sento Sé: Secretaria de Educação reúne diretores e coordenadores escolares para orientar sobre o retorno às aulas semipresenciais

A Prefeitura de Sento-Sé através da Secretaria Municipal de Educação realizou uma reunião com diretores e coordenadores pedagógicos das unidades escolares que integram a Rede Municipal de Ensino, na última terça-feira (14), no auditório da Câmara de Vereadores, com o objetivo de orientar sobre a retomada das aulas semipresenciais. A retomada, prevista para ser iniciada, de forma gradativa, a partir da segunda-feira (20), deverá seguir as medidas preventivas dos Protocolos de Biossegurança e Pedagógico, publicados no Diário Oficial do Município e baseados nas recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O plano de volta as aulas é que seja iniciado pelos anos finais do ensino fundamental, 15 dias depois os anos iniciais do ensino fundamental e seguindo a mesma sequência será a vez da retomada para a educação infantil, num formato diferenciado. As turmas funcionarão com capacidade de 50% e em dias alternados. Antes do início das atividades, os profissionais de educação também passarão por capacitações a fim de garantir o acolhimento e segurança dos alunos.

A diretora da Escola Municipal Professora Aurélia, Paula Cruz, destaca a importância da reunião para esclarecer as dúvidas, avaliar os protocolos estabelecidos para saber como proceder. “A expectativa de toda a equipe é muito grande para esse momento de retomada, uma retomada diferente, nunca vivida antes, para sabermos como agir, proceder nesse cuidado com os alunos, com a família e com toda a equipe. Com certeza saímos dessa reunião mais preparados, para orientar os professores e lidar com todos que estão envolvidos nesse processo de retomada das aulas”, destacou a diretora.

Segundo o secretário de educação, Jeorge Ribeiro, as medidas são necessárias para garantir o retorno de maneira mais segura em meio à pandemia do Corona vírus. “As unidades escolares que irão iniciar nesta primeira etapa estão adequadas para atender as exigências do protocolo de Biossegurança. Fizemos as adaptações necessárias, de acordo com as orientações técnicas da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, as escolas fizeram aquisição dos materiais de higiene específicos e surgindo as necessidades o município irá disponibilizar o quantitativo suficiente para garantir a  higienização dos espaços e o cumprimento das medidas exigidas para garantir a segurança dos estudantes e profissionais da educação, entre outras ações de segurança sanitária”. Pontuou o secretário, acrescentando que a partir dessa reunião os diretores “estarão passando as informações para as equipes escolares e também para os pais dos alunos”, acrescentou.

Ainda durante a reunião os diretores e coordenadores pedagógicos participaram de uma dinâmica de grupo e de um momento de acolhida quando foi servido um almoço.