Sepromi articula ações de combate ao racismo com Esporte Clube Vitória

A titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Fabya Reis, esteve reunida na tarde desta quarta-feira (16), em Salvador, com o diretor de marketing do Esporte Clube Vitória, Ricardo Nery, debatendo parcerias para o combate ao racismo e iniciativas de valorização do povo negro no futebol. A iniciativa faz parte das estratégias para avançar no debate sobre a promoção da igualdade racial no mundo do esporte.

A gestora ressaltou que é preciso um olhar atento às potencialidades e contribuições da população negra no esporte, preparando ações conjuntas de enfrentamento à discriminação racial no estado com maior população negra fora da África. “Entendemos o futebol como uma área importante de sensibilização e engajamento. Vamos atuar num planejamento de estratégias para avançar neste debate, que não pode prescindir de mobilizar torcedores, atletas e toda a equipe técnica, além da própria diretoria dos clubes. Vamos em frente por um futebol cada vez mais forte e de respeito às diferenças”, disse a gestora.

Ricardo Nery disse que o Vitória está de portas abertas, de forma contínua e voluntária. “Não somos só um time de futebol, mas um clube que trabalha como agente transformador e de envolvimento com a sociedade baiana, de desenvolvimento de campanhas. Será uma grande honra integrar estes projetos”, pontuou Nery, falando da importância de realização de palestras e encontros de formação com profissionais envolvidos nas partidas, também incluindo a divisão de base.

Dentre as medidas previstas na parceria estão o desenvolvimento de campanhas de sensibilização e ações participativas durante os jogos, bem como atividades integrando o calendário do Novembro Negro. Também participou da reunião na Sepromi o representante da Frente Vitória Popular, Mauro Gutembergue.