Três ilustres servidores de Camaçari foram agraciados com honrarias outorgadas pela Câmara de Vereadores na noite desta quarta-feira (14/12). Concedidas a 32 personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da cidade em diversas áreas, as condecorações foram entregues durante Sessão Especial realizada no plenário Osvaldo Nogueira. Representando o prefeito Elinaldo Araújo, o vice-prefeito, José Tude, participou da cerimônia de entrega dos títulos.
Do Poder Executivo Municipal, Ivanaldo Soares Ferreira, titular da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Camaçari (Compdec), e Maria Luiza D’Errico Nieto, professora da rede municipal de ensino, receberam o Título de Cidadão Camaçariense. Além de Juipurema Alessandro Sarraf Sandes, presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), que recebeu a Medalha Desembargador Montenegro.
De acordo com o regimento da Casa Legislativa, o Título de Cidadão da Cidade de Camaçari é dado para figuras públicas nascidas em outros municípios e que possuem um trabalho de destaque, e pelos impactos positivos de sua atuação política, profissional ou pessoal, são reconhecidas por contribuírem de alguma forma com o desenvolvimento da cidade; e a Medalha Desembargador Montenegro é exclusivamente dedicada às personalidades que se destacarem na área da educação, artes e na cultura, no âmbito do município, ou se de origem diversa, porventura promover benefícios diretos à comunidade.
A Ivanaldo Soares, a honraria foi conferida pela Mesa Diretora e pelo presidente da Casa Legislativa, vereador Junior Borges. Bastante emocionado, ele discorreu sobre a importância do reconhecimento, que para ele é de extrema significância. “A missão que me foi dada é de proteger a população, bem como a cidade que me acolheu com tanto amor. Tudo que eu sou e tenho na minha vida, agradeço às oportunidades que esse lugar me fez conquistar. Obrigado por tudo, Camaçari”, pontuou.
Aniversariante do dia, completando 71 anos, o título a Maria Luiza D’Errico foi dado pelo vereador Jamessom Santos. Para ela, ser oficialmente uma Cidadã Camaçariense, é uma honra imensurável. “Fui adotada por essa terra. Camaçari foi a cidade que eu escolhi para viver e construir minha vida. Então, para mim, isso representa o reconhecimento e a valorização da minha trajetória pessoal e profissional construída aqui”, destacou agradecida.
Para Juipurema Sandes, a condecoração foi concedida pelo vereador Gilvan Santos. Na oportunidade, o historiador falou que a relevância em receber a honraria da Câmara de Vereadores de Camaçari é imensa. “É o reconhecimento de um órgão representativo da cidade e da população, a partir do processo de representação democrática. Eu, particularmente, fico muito feliz por conta da trajetória de dedicação que eu tenho feito ao município. Estou envolvido com Camaçari profissionalmente e também pessoalmente há muito tempo. Receber essa homenagem é uma consideração a tudo que eu me dediquei e continuo a me dedicar à educação do município”, ressaltou.
O vice-prefeito, José Tude, agradeceu o trabalho desenvolvido pelos profissionais do município, os quais, segundo ele, têm elevado o nível de desenvolvimento de Camaçari a condições nunca antes vista.
Ladeado por outros vereadores, o presidente da Câmara, Junior Borges, destacou a capacidade e o comprometimento de todos os homenageados do período, e o quanto eles têm atuado para transformar a realidade de Camaçari.
Durante o evento, ainda foi entregue para algumas personalidades, a Medalha Marquês de Abrantes, que é destinada àqueles que se destacam no município, na prestação de relevantes serviços.
BIOGRAFIAS
Ivanaldo Soares Ferreira – natural da cidade de Recife, em Pernambuco, tem 57 anos e mora em Camaçari há cerca de 40. Casado, pai de cinco filhos, em 1996, na gestão do então prefeito José Tude, ajudou a fundar a Defesa Civil de Camaçari, onde foi o primeiro coordenador da instituição. Ao longo da sua carreira, especializou-se em várias áreas, participando de cursos técnicos de combate a incêndio, primeiros socorros, manejo de produtos perigosos, necropsia de animais marinhos de grande porte, dentre outros.
Juipurema Alessandro Sarraf Sandes – soteropolitano, 44 anos, casado, pai de duas filhas, professor há 25 anos, 18 destes dedicados à educação de Camaçari. Atualmente, atua como presidente do Conselho Municipal de Educação (CME). Possui Licenciatura em História pela Universidade Católica do Salvador, especialização em Política e Estratégia pela Escola Superior de Guerra e Universidade do Estado da Bahia, mestrado e doutorado em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Lecionou História em diversas escolas públicas e particulares no município e ocupou, na estrutura da Secretaria da Educação (Seduc), várias funções. Nos últimos anos, exerceu grande influência na criação de um formato de aprendizagem contemporâneo, respeitando a diversidade e a inclusão. Foi gestor de diversas escolas municipais, implantando projetos, como Bairro Educador, no Centro Educacional Paulo Freire. Foi subsecretário da Educação, em 2015, e secretário, em 2016.
Maria Luiza D’Errico Nieto – natural da cidade baiana de Candeal, mora em Camaçari há 66 anos. Com 71 anos, casada e mãe de quatro filhos, trabalha como servidora pública do município há 45 anos, quando ingressou como professora de magistério. Em 1988, graduou-se em Pedagogia com habilitação em Supervisão Escolar no Ensino Fundamental I e II, bem como para o ensino de Sociologia e disciplinas pedagógicas, no Ensino Médio, pela Faculdade de Educação da Bahia. No período de 2016 a meados de 2022, respondeu pela Diretoria de Recursos Humanos da Secretaria da Educação, de onde pediu transferência, para ocupar seu lugar de direito na Coordenação Pedagógica na Escola Maria Quitéria, cuja lotação vem desde o ano de 1982. Como profissional da Educação elaborou diversos projetos educacionais e programas que objetivavam reconhecer e valorizar os profissionais, tendo como pano de fundo, a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem.
Foto: Leandro Silva/Danilo Canuto